O governador do Pará, Helder Barbalho, garantiu nesta segunda-feira (25) que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) contará com a plena participação das delegações internacionais. Segundo ele, todos os países-membros da conferência já foram informados da estrutura de hospedagem disponibilizada, e novas confirmações seguem sendo registradas diariamente. “Não é vestibular. Não há prazo final de inscrição. Todos os dias, novas representações diplomáticas se somam à COP, e estamos prontos para recebê-las com organização e estrutura”, afirmou.
A declaração foi feita durante a terceira edição do Seminário Brasil Hoje, promovido pela Esfera Brasil no Palácio Tangará, em São Paulo. O evento reuniu autoridades dos Três Poderes, lideranças empresariais e governadores para debater os caminhos do desenvolvimento nacional. No painel “Entre estados e futuro: liderança em debate”, Helder dividiu a discussão com Raquel Lyra (PE), Ronaldo Caiado (GO), Cláudio Castro (RJ) e Romeu Zema (MG), destacando o papel da conferência climática como catalisador de mudanças no país.
Amazônia como vitrine de soluções - Ao abordar o simbolismo de sediar a COP30 na maior floresta tropical do planeta, Helder defendeu que o evento representa uma oportunidade única para o Brasil liderar a agenda climática global com legitimidade. Segundo ele, é hora de inverter a lógica histórica e mostrar que o país contribui com soluções baseadas na natureza, energia limpa e desenvolvimento sustentável.
“Temos autoridade para cobrar os países desenvolvidos porque já fazemos a nossa parte. Somos uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, temos minerais críticos, biocombustíveis, biodiversidade e, acima de tudo, a floresta em pé”, declarou.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, fez uma defesa contundente da importância da COP30 como marco para o Brasil. Para ela, a conferência realizada na Amazônia, com participação ativa dos brasileiros, tem potencial para ser histórica. “Essa será a melhor COP da história porque ela é feita conosco, no nosso território. O mundo está de olho, e cabe a nós liderar esse momento com compromisso, energia limpa e construção de consensos. Não podemos perder essa oportunidade”, enfatizou.
Legado urbano e nova vocação para Belém - Helder Barbalho destacou que a conferência está deixando um legado permanente para a capital paraense. Entre as obras em andamento, estão investimentos em saneamento, mobilidade, requalificação portuária, rede hidroviária e ampliação da capacidade de hospedagem.
Mais de 30 mil pessoas já foram capacitadas para atuar nos serviços ligados ao evento, e milhares de empregos vêm sendo gerados nas frentes de obra. “A COP já está mudando a vida das pessoas. Depois de novembro, o legado continua: é uma transformação que vai reposicionar Belém no mapa global”, afirmou.
Desenvolvimento verde e resultados de gestão - O governador também destacou o papel do Pará na nova economia associada à transição energética, com ênfase na produção de níquel e cobre, minerais estratégicos para a transição energética.
Ao comentar o cenário político, o governador defendeu a superação da polarização e afirmou que o foco do país deve ser a entrega de resultados concretos. “No Pará, deixamos ideologias de lado e priorizamos as pessoas. Saímos do 26º para o 6º lugar na educação, reduzimos homicídios e ampliamos os investimentos públicos. A gestão deve ser o centro do debate”, disse.
FÉRIAS DE JULHO Detran orienta condutores a regularizarem CNH e licenciamento antes de viajar
INFRAESTRUTURA Governo do Estado garante asfalto para onze municípios no Oeste do Pará
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Conselho Tutelar fala sobre criança encontrada acorrentada em Itaituba
FISCALIZAÇÃO Sefa apreende carga de combustíveis e bebidas irregular no Sudeste do Pará
DONA HONORATA Paraense de 120 anos pode estar entre as mais longevas do mundo
SAÚDE Governadora Hana Ghassan visita obras do novo Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas