No último final de semana (28 e 29), o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) realizou fiscalizações em diversos municípios e registrou 32 penalidades relacionadas ao consumo de álcool ao volante. As ocorrências foram registradas em Abaetetuba, Ananindeua, Benevides, Marabá, Marituba, Ourilândia do Norte, Parauapebas, Salinópolis e Santarém.
Do total, 10 infrações foram aplicadas com base no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que caracteriza como gravíssima a conduta de dirigir sob influência de álcool, prevendo multa de quase R$ 3 mil e suspensão da CNH por 12 meses. Outras 15 penalidades se referem ao artigo 165-A, que pune motoristas que se recusaram a realizar o teste do bafômetro, com as mesmas consequências legais. Além disso, sete motoristas responderão a processos administrativos por alcoolemia.
A legislação brasileira é clara quanto às penalidades. O artigo 165 prevê multa multiplicada por cinco vezes, podendo chegar a dez vezes em caso de reincidência no período de 12 meses, além de recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado. Já o artigo 165-A estabelece que a recusa ao teste do bafômetro equivale à própria infração de dirigir sob efeito de álcool, sendo igualmente punida. Em casos mais graves, quando o bafômetro registra concentração igual ou superior a 0,33 mg/L, o condutor pode responder criminalmente, com possibilidade de detenção.
O coordenador de Operações e Fiscalização de Trânsito do Detran, Ivan Carlos Feitosa, destacou a importância da iniciativa. “Essas fiscalizações fazem parte da política nacional de redução de crimes de trânsito e têm como prioridade a preservação da vida. Atuamos de forma ostensiva para coibir a condução de veículos após o consumo de álcool. Durante as abordagens, registramos inclusive uma ocorrência na PA-391, onde um condutor tentou fugir da barreira, mas foi interceptado e confirmado que estava sob efeito de álcool”, afirmou.
As ações integram a Operação Lei Seca, que tem como objetivo preservar vidas e reduzir os sinistros de trânsito provocados pela combinação de álcool e direção. O Detran reforça que dirigir após consumir bebidas alcoólicas coloca em risco não apenas o condutor, mas todos os usuários das vias, e que a fiscalização continuará ocorrendo de forma ostensiva em todo o estado.
FÉRIAS DE JULHO Detran orienta condutores a regularizarem CNH e licenciamento antes de viajar
INFRAESTRUTURA Governo do Estado garante asfalto para onze municípios no Oeste do Pará
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Conselho Tutelar fala sobre criança encontrada acorrentada em Itaituba
FISCALIZAÇÃO Sefa apreende carga de combustíveis e bebidas irregular no Sudeste do Pará
DONA HONORATA Paraense de 120 anos pode estar entre as mais longevas do mundo
SAÚDE Governadora Hana Ghassan visita obras do novo Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas