Aberto ao público no último sábado (4), o Museu das Amazônias tem encantado quem passa pelo Porto Futuro, em Belém. Em apenas dois dias de funcionamento, mais de 6,5 mil pessoas visitaram o espaço, confirmando o entusiasmo e a aprovação da população paraense com o novo equipamento museológico entregue pelo Governo do Pará.
Logo nas primeiras horas, famílias inteiras se reuniam em frente ao Armazém 4A, ansiosas para conhecer o museu. O espaço também recebeu seus primeiros grupos escolares, entre eles os estudantes da Escola Sebastião Oliveira, de Cachoeira do Piriá, no nordeste paraense.
Diante de uma das fotografias expostas, a jovem Pâmela Souza se emocionou. “Eu diria que ela (foto) é igual lá no Gurupi, um lugar de paz, com as árvores e o rio. Eu consegui imaginar que poderia até ter um barquinho passando aqui com as pessoas”, comentou, encantada. Para a estudante, a visita teve um significado especial: “É a primeira vez que a escola promove uma viagem assim para longe”, celebrou.
Exposições inaugurais - O público pôde visitar as duas exposições em cartaz: "Amazônia", do fotógrafo Sebastião Salgado, que reúne imagens captadas em expedições pela região, num mergulho visual de um dos maiores fotógrafos brasileiros sobre a grandiosidade e a força dos povos originários; e "Ajurí", mostra coletiva criada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) especialmente para a inauguração.
A palavra ajurí, de origem nheengatu, designa o trabalho coletivo e inspira a proposta curatorial da exposição, que promove uma travessia entre arte, ciência e saberes tradicionais, reunindo artistas, pesquisadores e comunidades amazônicas em instalações, vídeos e peças interativas. A mostra funciona como uma prévia da exposição permanente, atualmente em fase de construção.
Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o sucesso dos primeiros dias demonstra o quanto a população se reconhece no projeto. “O Museu das Amazônias é um ajurí de saberes, um espaço construído com escuta e colaboração. Ele reafirma que a Amazônia não é apenas um território de floresta, mas também de urbanidades, inteligência, tecnologia, arte e afeto. Ver esse retorno tão forte do público mostra que o museu já cumpre sua missão de colocar a Amazônia no centro das soluções globais e do orgulho regional”, destacou.
Legado da COP30 - Com entrada gratuita até fevereiro de 2026, o Museu das Amazônias compõe o conjunto de obras realizadas pelo Governo do Pará que ficará como legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) à capital paraense. O espaço tem como missão valorizar a cultura, a ciência e a tecnologia das Amazônias, celebrando a diversidade e a criatividade da região.
O museu conta com dois grandes espaços expositivos, de 950 m² e 500 m², além de loja, sala multiuso e sala educativa de 77 m². O equipamento integra o Sistema Integrado de Museus e Memórias (SIMM/Secult) e está sendo implementado pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela plataforma Sympla, neste endereço, ou diretamente na bilheteria do museu. Mais informações sobre o funcionamento estão disponíveis no perfil oficial no Instagram: @museudasamazonias.
JÚRI POPULAR Acusado de causar morte de mãe e bebê em 2021 é condenado
DESENVOLV. ECONÔMICO Governadora Hana Ghassan ressalta aliança entre poder público e setor produtivo na abertura da FIPA
CRIME EM BELÉM Suspeito de assalto à joalheria em Belém é preso em Santa Catarina
RELEMBRE O CASO Médico preso por arrastar namorada tem habeas corpus negado
MANIFESTAÇÃO DE FÉ Governadora Hana oficializa novena do Perpétuo Socorro como Patrimônio
SERVIÇO SOCIAL Prefeitura garante acolhimento de homem atacado com arma de choque
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas