O Governo do Pará entregou neste sábado (18) a nova ponte estaiada Pastor Firmino Gouveia, que liga os distritos de Icoaraci e Outeiro, representando um marco de modernidade, integração e desenvolvimento urbano para a Região Metropolitana de Belém. A obra garante ligação segura e permanente entre os dois distritos da capital, substituindo a tradicional travessia por via fluvial e melhorando de forma significativa a mobilidade e a qualidade de vida da população.
Durante o ato de entrega estiveram presentes o governador Helder Barbalho; a vice-governadora Hanna Ghassan; o ministro das Cidades, Jader Filho; o prefeito de Belém, Igor Normando; a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, e demais autoridades estaduais e municipais.
“Após mais de 40 anos, a Ilha de Outeiro e o distrito de Icoaraci ganham um novo meio de interligação, com uma obra que garante melhor mobilidade, acessibilidade e segurança. A construção dessa ponte estrutura o amanhã e beneficia cerca de 400 mil pessoas, além de impulsionar o turismo, os empreendimentos e o lazer na região”, destacou o governador Helder Barbalho.
Com 507 metros de extensão e 10,5 metros de largura, a ponte segue os mais modernos padrões de engenharia, combinando estética, segurança e durabilidade. Sustentada por cabos de aço (estais) ligados a um mastro central, a estrutura foi projetada para garantir fluidez no tráfego e resistência ao longo dos anos, consolidando-se como um novo cartão-postal da capital paraense.
Economia e turismo - Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, o impacto da obra vai além da mobilidade. “Mais do que uma grande obra de infraestrutura, a nova ponte 'Pastor Firmino Gouveia' é um vetor de crescimento econômico e turístico. A facilidade de acesso vai impulsionar o comércio local, valorizar imóveis e aumentar o fluxo de visitantes em direção às praias e aos atrativos naturais de Outeiro, além de fortalecer a economia de Icoaraci, reconhecida por seu polo artesanal e gastronômico”, afirmou.
Durante sua execução, a obra gerou 120 empregos diretos e cerca de 200 indiretos, movimentando a economia local e beneficiando trabalhadores de diversos setores. A expectativa é que o investimento continue promovendo geração de renda e oportunidades, ampliando o desenvolvimento sustentável da região.
Ester Gouveia, viúva do pastor Firmino Gouveia — importante líder da Assembleia de Deus falecido em 5 de agosto deste ano, aos 100 anos —, agradeceu o reconhecimento ao marido com a nomeação da ponte. “Estamos muito gratos ao nosso governador por esta homenagem. Se o pastor Firmino estivesse vivo, estaria muito emocionado neste momento. Essa ponte vai ajudar a vida de muitos moradores. Nossa família agradece por esta linda homenagem ao pastor Firmino”, declarou.
A cozinheira Minéia Cristina dos Santos, moradora de Icoaraci há 30 anos e proprietária de um restaurante no distrito, ressaltou a importância da nova ligação. “Quando cheguei aqui só tinha balsa; era muito difícil atravessar. Depois veio a primeira ponte, e agora, com essa nova, vai melhorar muito a nossa vida. Só tenho a agradecer ao governo por olhar para nós”, ressaltou.
JÚRI POPULAR Acusado de causar morte de mãe e bebê em 2021 é condenado
DESENVOLV. ECONÔMICO Governadora Hana Ghassan ressalta aliança entre poder público e setor produtivo na abertura da FIPA
CRIME EM BELÉM Suspeito de assalto à joalheria em Belém é preso em Santa Catarina
RELEMBRE O CASO Médico preso por arrastar namorada tem habeas corpus negado
MANIFESTAÇÃO DE FÉ Governadora Hana oficializa novena do Perpétuo Socorro como Patrimônio
SERVIÇO SOCIAL Prefeitura garante acolhimento de homem atacado com arma de choque
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas