A partir de 1º de novembro, entram em vigor novas regras para o saque-aniversário do FGTS, modalidade que permite ao trabalhador retirar, anualmente, parte do saldo da conta vinculada no mês do seu aniversário. O Ministério do Trabalho e Emprego afirma que as mudanças buscam evitar o esvaziamento do fundo e reforçar seu papel em habitação e saneamento.
Entre as alterações, passa a ser exigido um período de carência de 90 dias após a adesão para a contratação de antecipações, algo que antes era permitido imediatamente. Agora, o trabalhador poderá fazer uma antecipação por ano, limitada a até cinco operações dentro de 12 meses, e a partir do ano seguinte apenas três novas antecipações.
Os valores também terão faixas revisadas: cada parcela de antecipação ficará entre R$ 100 e R$ 500, com limite de cinco parcelas por ano, totalizando até R$ 2.500. O governo argumenta que a medida visa garantir a sustentabilidade do FGTS e impedir que os saques comprometam investimentos em políticas públicas de moradia e infraestrutura.
MEDIDA OAB-SP suspende carteira profissional de Deolane Bezerra
NA PALMA DA SUA MÃO Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional
CRIME PREMEDITADO Mulher que matou crianças com ovo da páscoa envenenado é condenada
DECISÃO DA JUSTIÇA Amado Batista é condenado a pagar indenização de R$ 453 mil
DECISÃO JUDICIAL Nego Di e esposa são condenados à prisão
DIREITOS TRABALHISTA Trabalho aos sábados: entenda quando a jornada gera hora extra Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas