O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (4) o projeto de lei que transfere, temporariamente, a capital brasileira de Brasília para Belém (PA). A mudança tem validade durante o período de realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), entre 11 e 21 de novembro de 2025 . A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional .
De acordo com o governo, a transferência temporária tem caráter simbólico e político e “reforça a relevância da Amazônia na agenda ambiental internacional”, além de evidenciar o compromisso do país com as questões globais do clima.
Todos os atos e despachos expedidos nesse intervalo, inclusive os do presidente da República e dos ministros, terão o registro da capital paraense. Durante o período, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar na cidade de Belém para a condução de suas atividades institucionais e governamentais.
Caso semelhante já ocorreu em 1992, quando a capital federal foi transferida para o Rio de Janeiro, durante a realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92.
JÚRI POPULAR Acusado de causar morte de mãe e bebê em 2021 é condenado
DESENVOLV. ECONÔMICO Governadora Hana Ghassan ressalta aliança entre poder público e setor produtivo na abertura da FIPA
CRIME EM BELÉM Suspeito de assalto à joalheria em Belém é preso em Santa Catarina
RELEMBRE O CASO Médico preso por arrastar namorada tem habeas corpus negado
MANIFESTAÇÃO DE FÉ Governadora Hana oficializa novena do Perpétuo Socorro como Patrimônio
SERVIÇO SOCIAL Prefeitura garante acolhimento de homem atacado com arma de choque
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas