Quem ainda não enviou a declaração do Imposto de Renda 2026 precisa ficar atento ao calendário. O prazo final para a entrega do documento à Receita Federal do Brasil é o dia 29 de maio, às 23h59. Apesar de ainda haver algumas semanas, a recomendação é não deixar o envio para a última hora.
O atraso na entrega gera multa automática, com valor mínimo de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido. Após a notificação, o contribuinte terá um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento.
A Receita Federal estabelece critérios que determinam quem precisa prestar contas ao Fisco. Entre os principais casos estão:
A declaração do Imposto de Renda pode ser enviada por diferentes plataformas. O contribuinte pode escolher a forma mais prática:
Para utilizar o aplicativo, é necessário ter conta gov.br com nível prata ou ouro. Esses níveis também permitem acessar a declaração pré-preenchida, que reúne automaticamente informações de bancos, empresas e serviços de saúde, reduzindo erros no preenchimento.
Cerca de 23 milhões de contribuintes devem receber restituições neste ano. O pagamento será feito em quatro lotes:
Ficar atento aos prazos e reunir a documentação com antecedência são medidas essenciais para evitar problemas com o Fisco e garantir o recebimento da restituição dentro do calendário previsto.
TRAMBIQUE ONLINE Falsas bets prometem até R$ 3 mil após pix e bloqueiam saques
COBRANÇA Governo mira bets ilegais e cobra devolução de R$ 1,3 bi
CASOS MARCANTES Mãe de Isabella Nardoni e pai de Henry Borel são eleitos
LONGE DAS URNAS Eleições 2026: Brasil teve abstenção de 33 milhões de eleitores
USARÁ TORNOZELEIRA Caso Djidja Cardoso: Mãe de ex-Sinhazinha vai ao regime semiaberto
ATENÇÃO Seu INSS corre risco? Veja se sua biometria já está cadastrada Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 23° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 39°
Chuvas esparsas