A equipe multiprofissional do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, na manhã desta quinta-feira (19) promoveu uma roda de conversa sobre saúde mental e a importância do autocuidado para a qualidade de vida. De forma lúdica e interativa, pacientes e acompanhantes receberam orientações sobre temas relevantes, como cuidados com a alimentação, importância da interação social e organização de uma rotina.
Para a dinâmica, a equipe confeccionou o “Mural da Saúde Mental”, contendo fotos e desenhos feitos por pacientes internados na Clínica Cirúrgica da unidade, durante oficinas realizadas em parceria com voluntários. “Essas ações são feitas com o objetivo de incentivar o diálogo entre os participantes. É um momento em que ele, além de receber as orientações necessárias sobre o tema, pode falar sobre suas dores e desabafar”, disse Marly Maciel, terapeuta ocupacional no HC.
“Esse é um evento que traz à tona a importância do ‘Janeiro Branco’, e o debate sobre a saúde mental entre nossos usuários e seus acompanhantes, relacionando a qualidade de vida dentro de um contexto hospitalar. São dinâmicas que promovem uma distração positiva entre nossos pacientes, e o retorno é muito bom”, acrescentou a psicóloga Patrícia Diniz.
Durante a programação, a paciente Edna Soares disse ter ficado “muito feliz com essas iniciativas realizadas no Hospital de Clínicas. Nos ajudam muito”, garantiu Edna, que se recupera de cirurgia.
Janeiro Branco- Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de pessoas com transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade, aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Por isso, contemplando o calendário do Ministério da Saúde, o mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental. Janeiro remete ao início de um ciclo, por ser o primeiro dos 12 meses do ano, e muitas vezes é a época de traçar metas para o novo período, inclusive com a inserção de hábitos e cuidados com a saúde e o bem-estar.
Serviço:A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) é uma unidade estadual de saúde com atendimento gratuito e de referência nas áreas de Cardiologia, Psiquiatria e Nefrologia. A unidade hospitalar está localizada na Travessa Alferes Costa, nº 2000, Bairro da Pedreira.
Texto: Rafaela Palmieri – Ascom/HC
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva