“Além das 35 especialidades médicas funcionando, a Policlínica possui um setor de hemodiálise de última geração, com 30 poltronas, e também o Núcleo de Atenção do espectro Autista (Natea), que já está com 50 crianças em acompanhamento e pleno funcionamento”, frisou o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde, Sipriano Ferraz.
Além da Policlínica, o município de Tucuruí vai ganhar um Hospital Regional. O novo Hospital Regional do Lago de Tucuruí contará com atendimentos especializados, como os serviços de neurologia, traumatologia e ortopedia, Unidade de Tratamento Intensivo e Neonatal, ginecologia e obstetrícia de alto risco, como também assistência de alta complexidade em oncologia. A obra de infraestrutura prevê também a instalação de 227 leitos.
“Verificamos vários atendimentos que estão sendo realizados de várias especialidades, e também o serviço de hemodiálise, uma conquista histórica para nossa cidade e para todo estado. Esses atendimentos já estão dando uma qualidade de vida para a nossa população e salvar muitas vidas. Quero agradecer ao governador Helder e toda equipe do governo do estado”, pontua o prefeito de Tucuruí Alexandre Siqueira.
A iniciativa e implementação desses serviços em saúde vem sendo acompanhada por gestores públicos de outras regiões do estado.
“Em Marabá, já estamos com a obra da Policlínica saindo da fase de fundação, com previsão de entrega para agosto deste ano. Sem dúvida nenhuma, são equipamentos de saúde fundamentais para as pessoas carentes. São mais de 30 especialidades, e mais especificidades de exames à disposição. Trata-se de uma conquista enorme para as populações de Marabá e Tucuruí, das nossas regiões, e ainda uma grande sacada do governador Helder Barbalho no setor da saúde, instrumentalizar essas cidades com as policlínicas. Aqui em Tucuruí a população está bem servida”, garante o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, ao reconhecer que se trata de uma importante ferramenta para qualidade de vida da população.
Estrutura -A capacidade operacional da Policlínica do Lago de Tucuruí inclui 35 especialidades médicas e não médicas, como clínica médica, nefrologia, otorrinolaringologista, cardiologia, neuropediatria, psicologia, dermatologia, ortopedia e hematologia, além do atendimento e enfermagem.
No espaço há também 33 poltronas de hemodiálise ambulatorial, duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala de exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, raio-x, teste ergométrico e eletrocardiograma, ultrassonografia, consultórios para atendimento ambulatorial, além do anexo do Natea, para atendimento multidisciplinar voltado ao desenvolvimento de pessoas com autismo.
Texto:Emily Coelho/Ascom Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva