As obras de reconstrução do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas do município de Afuá, no Marajó, estão em fase de conclusão. O trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), já alcança mais de 90% dos serviços executados.
Localizada ao norte do Marajó, em uma região de várzea, a cidade de Afuá é suspensa em palafitas e tem as bicicletas como principais meios de transporte e os rios como principais vias de acesso. Com a reconstrução do terminal hidroviário, o Estado irá proporcionar mais conforto e segurança aos moradores e ribeirinhos da região que precisarem embarcar e desembarcar no município.
“As obras no terminal de Afuá vão garantir um novo espaço, agora mais digno e seguro para o embarque e desembarque no município. Ele vai garantir mais desenvolvimento social, além de estimular o turismo e a economia do município e da região” destacou o presidente da CPH, Abraão Benassuly.
AVANÇOS- Orçada em aproximadamente R$4,4 milhões, a obra de reconstrução do terminal de Afuá irá contar com novas instalações elétricas, hidrossanitárias, pintura, sala de embarque, salas para órgãos oficiais, bebedouro, TV, cadeiras confortáveis, entre outros benefícios. Os novos ambientes serão integrados por meio de uma área de circulação com mais de 220 metros quadrados.
O projeto naval do equipamento contempla a instalação de rampas metálicas biarticuladas e flutuante para embarque e desembarque de passageiros, ambos os dispositivos receberão cobertura metálica
Atualmente, a obra se encontra em fase de conclusão, com a execução de pintura das fachadas e ambientes internos do terminal, limpeza do piso cerâmico e instalação do conjunto naval.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva