Segunda, 20 de Janeiro de 2025 05:29
94984000977
Geral Pará

 Fundação Carlos Gomes inicia capacitações de músicas em 30 municípios

Ação deve contemplar 30 cidades, já neste primeiro semestre de 2023, a fim de expandir o ensino da música no território paraense

06/02/2023 15h50
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará

A Fundação Carlos Gomes firmou diversas parcerias com instituições e prefeituras de municípios do Estado, no ano de 2022, para a realização de oficinas e capacitações para regentes e professores de música de bandas. Os cursos devem acontecer durante este primeiro semestre de 2023. A iniciativa tem como objetivo expandir o ensino da música pelo Estado. A previsão é oferecer três formações de capacitação para professores de 30 cidades. A ação prevê a participação de mais de 100 músicos.

Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará

                                                                                           
De acordo com Marcelino Beltrão, diretor de interiorização da FCG, “após conhecer os projetos musicais desses municípios paraenses, elaboramos um Plano de Ação para realizar encontros musicais, cursos de formação, masterclass e concertos, oferecendo apoio técnico aos projetos de educação musical, capacitação de músicos e a realização de festivais”.

Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
A primeira capacitação do ano foi o Curso de Formação para Professores, que aconteceu nos dias 30 de janeiro a 03 de fevereiro, em Ponta de Pedras – Marajó. O tema do curso foi “O Ensino Coletivo por meio da Flauta Doce e sua Importância na Formação Musical”, ministrado pelo professor do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), Acácio Cardoso.

Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
De acordo com o professor Acácio, "o ensino coletivo através do canto coral e da flauta doce irão auxiliar os professores de música a desenvolver habilidades essenciais para quem toca em grupos grandes, como uma banda de música ou orquestra de metais. Então, vamos capacitar os professores para que usem a flauta doce como ferramenta de ensino para a prática básica”, explica. As ações de formação e capacitação musical nos municípios são ministradas pelos professores dos cursos regulares do IECG, a estimativa é a formação de cerca de 100 músicos.
                                                                     
Interiorização –O Projeto de Interiorização da Fundação Carlos Gomes (FCG) firma parcerias com prefeituras, escolas de música, associações musicais, bandas de música e organizações da sociedade civil no interior do Estado para oportunizar o acesso de crianças e jovens à educação musical. 

 Texto de Mayave Ribeiro / Ascom FGV

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.