Para aprimorar a segurança nas operações aéreas, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), promove a primeira capacitação de 2023 para mecânicos e pilotos que utilizarão os aviões Caravan c-208 e Pilatus PC12. O ciclo de capacitação iniciou no último dia 31 de janeiro, e segue até 14 de fevereiro.
As atividades de capacitação que compõem o calendário anual de instruções do Graesp, foram programadas pela Coordenadoria de Ensino e Instrução do grupamento, que garantiu todo o processo auxiliar para que o período de aptidão qualifique ostensivamente os agentes atuantes da segurança pública aérea em 2023.
Para o cabo Moisés Medeiros da Polícia Militar (PM), participar da qualificação é uma honra, visto que todo o treinamento recebido vai pra somar na sua carreira como mecânico de aeronaves do Graesp.
Entre os conteúdos lecionados no treinamento, foram priorizadas questões sobre o funcionamento de sistemas e atualizações tecnológicas das aeronaves e movimentações em solo, intercalando entre lições práticas e teóricas. Assim como, os alunos também estão sendo capacitados a cerca do abastecimento das aeronaves, hangaragem - onde guarda-se as aeronaves -, procedimentos de detecção de falhas e interação entre piloto e mecânico nas operações.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recomenda treinamentos constantes de todo efetivo e prevê normas para o calendário de instrução e treinamento de pessoal, portanto as qualificações que são desenvolvidas no grupamento visam fortalecer a aviação também na segurança pública no Pará, para que a partir disso os agentes estejam sempre habilitados para lidar com todas as atualizações tecnólogicas de cada aeronave, destacou o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado.
Além dos agentes que atuam no Graesp, com o objetivo de fortalecer a aviação do Estado do Pará, também foram disponibilizados 10 vagas para mecânicos de empresas da comunidade aeronautica do aeroporto internacional de Belém, assim como 2 vagas para Centro tatico aéreo do Maranhão-CTA MA e 2 vagas para o Grupamento tático aéreo do Amapá-GTA AP.
Grupamento Aéreo -Criado em 2004, o Graesp fortalece a Segurança Pública no Pará, sendo estratégico em ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e em resgate e transporte de pessoas, nas mais variadas condições. Mobiliza um efetivo com mais de 110 profissionais, entre pilotos, mecânicos, apoio de solo e administrativo, cedidos por órgãos de Segurança Pública, como Polícias e Civil e Corpo de Bombeiros Militar.
Texto de Bianca Galhardo / Ascom Segup
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva