A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, no final da tarde desta sexta-feira (10), uma extensa reunião com prefeitos dos 144 municípios paraenses para discutir temas sobre alfabetização de alunos na idade certa, regularização de contratos temporários dos profissionais do magistério, alimentação e transporte escolar e concurso público para o magistério, entre outros temas. A reunião foi a continuação do encontro com prefeitos da Região do Marajó, realizado pela manhã no prédio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Prefeitos, secretários e gestores presentes conheceram o planejamento da Seduc para este ano. O Pará é um Estado com vasta extensão territorial, e cada região tem suas peculiaridades, que precisam de soluções específicas.
“Viemos com grande expectativa para essa reunião. Queríamos ouvir do secretário Rossieli Soares as estratégias para garantirmos um ensino de qualidade para todas as faixas etárias. No caso do meu município, muitos jovens chegam à idade adulta sem ensino médio. Precisamos de uma linguagem que seja de fácil entendimento para eles, e, dessa forma, dispor de ferramentas educacionais eficazes”, disse Nilma Lima, prefeita de Moju, município da Região de Integração Tocantins.
Xarão Leão, prefeito de Breves, no Arquipélago do Marajó, elogiou os esforços do governador Helder Barbalho em atender as diferentes necessidades dos municípios marajoaras. Ele disse ainda que no primeiro encontro com o secretário de Educação ficou satisfeito em ver o conhecimento sobre a realidade do Marajó. “O Pará tem suas peculiaridades em cada região, e o governador sempre trabalhou isso de maneira muito precisa. A educação é a base de tudo. A prova disso é que temos hoje, na gestão da Seduc, uma pessoa com vasta experiência na área, e que vai, com toda certeza, nos ajudar muito nesse sentido", ressaltou o prefeito.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva