O ambiente festivo proporcionado pelo período de Carnaval também é momento para cuidar da saúde. Como parte da campanha nacional Fevereiro Roxo, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, reuniu no sábado (18) usuários e acompanhantes em uma programação de esclarecimentos sobre prevenção, diagnóstico e combate ao lúpus, fibromialgia e doença de Alzheimer.
Ao final da palestra, sob a condução do Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), o "Bloquinho do Jean Bitar” percorreu as áreas de atendimento, levando alegria e diversão a todos no ambiente hospitalar.
Segundo a presidente do Grupo, Priscila Brito, o objetivo da ação foi tornar o local mais alegre e descontraído para usuários e acompanhantes, principalmente para quem enfrenta o período de internação. “Esse acolhimento é fundamental para a recuperação da saúde. Sabemos o quanto é difícil estar longe dos familiares e amigos, principalmente nesse momento. Proporcionar essa alegria aos nossos usuários é um momento de felicidade pra todos nós. Poder vê-los sorrindo e cantando é recompensador”, disse Priscila Brito.
A programação, que contou com o apoio de outros profissionais da unidade, também incluiu distribuição de folder e preservativo para pacientes que aguardavam consulta no Ambulatório. Os profissionais aproveitaram para enfatizar a importância da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como Aids e Sífilis.
Animação e prevenção- O paciente do Programa Obesidade Zero, Ruda Juan Carvalho Paiva, 33 aos, aprovou a iniciativa. “Foi uma tarde maravilhosa para quem fica na companhia de familiar e de pessoas internadas. Fiquei mais animado e esperançoso. Também achei muito importante ganhar preservativo e evitar várias doenças. A ação foi muito válida para mim, imagina para quem está internado! Todos estão de parabéns”, disse Ruda Paiva.
A acompanhante Maria Celes Cardoso da Costa ficou animada quando o Bloquinho do HJB passou pelos corredores. “Muito boa essa iniciativa. Minha mãe, que está internada, também ficou bem animada quando soube do Bloquinho. Tomou banho e se aprontou para participar do Carnaval. Uma ótima ação de humanização. Muito tempo internada, a gente fica longe de nossa rotina. Isso melhorou muito nosso dia”, afirmou Maria Celes. Os pacientes com dieta liberada também ganharam pipoca, assim como seus acompanhantes.
O Hospital Jean Bitar é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência estadual em procedimentos gastrointestinais e no tratamento de doenças como obesidade e diabetes, com destaque na realização de cirurgias bariátricas, atendimento a usuários transgêneros e cirurgias otorrinolaringológicas.
Serviço: O HJB funciona na Avenida Jerônimo Pimentel, nº 543, Bairro Umarizal. Mais informações: 3239-3800.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas