Profissionais do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, participaram na manhã de sábado (18) do plantio de quatro mudas - três de ipê e uma de jacarandá mimoso -, em uma praça no bairro Curió-Utinga, além de caminhada e pedalada no Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna". A ação faz parte da campanha “Corrida Ambiental”, promovida pelo Projeto Guardião Azul, do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que gerencia a unidade hospitalar em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O evento foi organizado pela Comissão de Sustentabilidade do Hospital Jean Bitar. De acordo com o supervisor da Manutenção e vice-presidente da comissão, Waldecir Viana, a proposta é beneficiar o meio ambiente também fora do Hospital, e atingir a comunidade do entorno do Parque do Utinga. “Além do contato com a natureza, tivemos a oportunidade de plantar mudas de árvores doadas pela direção da Escola Bosque, entre elas uma espécie em situação de vulnerabilidade, que é o jacarandá mimoso”, informou.
Uma criança moradora do bairro fez o plantio junto com os membros da comissão. "Percebemos que a ação da comissão de sustentabilidade vai muito além dos limites do Hospital. Quando atingimos positivamente a comunidade, a ação se torna uma ação extramuro, onde todos ganham: o Hospital, a comunidade e o meio ambiente”.
A moradora Taires Tavares, que participou com o sobrinho Maurício Miguel, disse que “ficamos muito felizes com o plantio dessa árvore. Isso tem muitos benefícios para a área e para nossa comunidade. Vai contribuir para melhorar o clima, porque com a devastação vem calor, que só aumenta. O plantio dessas árvores vai nos ajudar”.
Gestão sustentável- A programação do Projeto Guardião Azul incentiva a gestão sustentável no âmbito de hospitais que atendem, exclusivamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e já se tornou uma das maiores iniciativas ambientais na área hospitalar promovidas no País. As unidades envolvidas no projeto atingem cerca de 5 milhões de pacientes potenciais no Pará, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina.
No Pará, participam o Hospital Jean Bitar e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém; Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, no Nordeste; Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, e Hospital Geral de Tailândia (HGT), no Sudeste.
O Hospital Jean Bitar é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência estadual em procedimentos gastrointestinais e no tratamento de obesidade e diabetes, com destaque em cirurgias bariátricas, atendimento a usuários transgêneros e cirurgias otorrinolaringológicas.
Serviço:O HJB funciona na Avenida Jerônimo Pimentel, nº 543, Bairro Umarizal. Mais informações: 3239-3800.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas