A operação “Carnaval 2023”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com a participação de demais órgãos de segurança, proporcionou tranquilidade neste final de semana para quem buscou as programações tradicionais no interior. Cametá, Barcarena e Abaetetuba, municípios da 4ª Região Integrada Tocantins, tiveram reforço no policiamento ostensivo e nas fiscalizações para inibir à criminalidade, em detrimento do grande fluxo de pessoas.
Em Cametá, um dos carnavais mais tradicionais do Estado, o público esperado desde o início da programação é de aproximadamente 30 mil pessoas. Para acompanhar e monitorar toda a programação, a Segup instalou o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), além de atuar nos rios através de uma base operacional do Grupamento Fluvial (GFlu).
As fiscalizações de trânsito identificaram seis infrações pelo crime de alcoolemia previsto no artigo 156 do Código de Trânsito Brasileiro, ao efetuar 99 testes de alcoolemia. O trabalho integrado também efetuou seis prisões em flagrante e fiscalizou 53 estabelecimentos comerciais, além de recuperar seis veículos. Também foram realizadas 25 orientações de prevenção de afogamento e 17 veículos periciados. Até o momento, nenhum registro de acidentes de trânsito com vítimas fatais.
Em Barcarena, também com programação tradicional, foram realizadas 53 abordagens e dois boletins de ocorrência registrados. Na região houve registro de um acidente sem vítimas e 13 infrações de trânsito. O Departamento de Trânsito testou 83 condutores e atestou em uma a infração por alcoolemia.
Carnaval 2023- Participam da Operação Carnaval as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (Graesp) de Segurança Pública, Centro Integrado de Operações (Ciop), Guardas Municipais, órgãos de fiscalização de trânsito municipais, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As atividades ostensivas, preventivas e de fiscalizações realizadas durante todo o período de feriado prolongado, seguem até a próxima quarta-feira (22).
Texto: André Macedo / Ascom Segup
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva