Domingo, 19 de Janeiro de 2025 14:51
94984000977
Geral Pará

Segurança Pública garante tranquilidade nos municípios do baixo Tocantins no final de semana de carnaval

Por Roberta Meireles (SEGUP)20/02/2023 16h32A operação “Carnaval 2023”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com a participação de demais órgãos de segurança, proporcionou tranquilidade neste final de semana para quem b

20/02/2023 17h50
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A operação “Carnaval 2023”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com a participação de demais órgãos de segurança, proporcionou tranquilidade neste final de semana para quem buscou as programações tradicionais no interior. Cametá, Barcarena e Abaetetuba, municípios da 4ª Região Integrada Tocantins, tiveram reforço no policiamento ostensivo e nas fiscalizações para inibir à criminalidade, em detrimento do grande fluxo de pessoas.

Em Cametá, um dos carnavais mais tradicionais do Estado, o público esperado desde o início da programação é de aproximadamente 30 mil pessoas. Para acompanhar e monitorar toda a programação, a Segup instalou o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), além de atuar nos rios através de uma base operacional do Grupamento Fluvial (GFlu).

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Os agentes reforçam as ações ostensivas e repressivas nas praias e demais balneários da região, com policiamento a pé, motopatrulhamento, viaturas quatro rodas e embarcações, com fiscalização em estradas, barreiras, incursões e abordagens. O trabalho integrado somente em Cametá resultou em quase 500 abordagens, entre pessoas e veículos, até este domingo. 

As fiscalizações de trânsito identificaram seis infrações pelo crime de alcoolemia previsto no artigo 156 do Código de Trânsito Brasileiro, ao efetuar 99 testes de alcoolemia. O trabalho integrado também efetuou seis prisões em flagrante e fiscalizou 53 estabelecimentos comerciais, além de recuperar seis veículos. Também foram realizadas 25 orientações de prevenção de afogamento e 17 veículos periciados. Até o momento, nenhum registro de acidentes de trânsito com vítimas fatais.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Durante as fiscalizações pelos rios, a Marinha do Brasil, em parceira com o GFlu apreendeu uma balsa. Também foram realizadas diversas abordagens no sentido de orientar as embarcações, buscar a checagem de veículos roubados ou furtados em embarcações e lanchas expressas que fazem a linha Carapijó- Cametá.

Em Barcarena, também com programação tradicional, foram realizadas 53 abordagens e dois boletins de ocorrência registrados. Na região houve registro de um acidente sem vítimas e 13 infrações de trânsito. O Departamento de Trânsito testou 83 condutores e atestou em uma a infração por alcoolemia.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Em Abaetetuba, também foram registrados dois boletins de ocorrência, além da apreensão de uma arma de fogo e 17 de munições. O Corpo de Bombeiros efetuou no município 11 atendimentos pré-hospitalares e 11 orientações de prevenção contra afogamentos. Houve, ainda, 29 perícias veiculares e 25 infrações de trânsito registradas. 

Carnaval 2023- Participam da Operação Carnaval as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (Graesp) de Segurança Pública, Centro Integrado de Operações (Ciop), Guardas Municipais, órgãos de fiscalização de trânsito municipais, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

As atividades ostensivas, preventivas e de fiscalizações realizadas durante todo o período de feriado prolongado, seguem até a próxima quarta-feira (22).

Texto: André Macedo / Ascom Segup

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.