Instalado em Cametá desde a última sexta-feira (17), o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel prosseguiu com as atividades de monitoramento e integração da Segurança Pública dentro da Operação “Carnaval 2023”. Pelo quinto dia, o Centro esteve de prontidão para a população que precisou de atendimento.
As ações ostensivas e preventivas da Operação, coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e realizadas de forma integrada com outros órgãos do Sistema de Segurança, garantiram agilidade no atendimento de ocorrências e tranquilidade em Cametá nos sete dias de programação gratuita, que contou com a expectativa da passagem de cerca de 30 mil pessoas pelo município.
A integração foi ponto essencial no trabalho das equipes de segurança. “Com a integração dos órgãos aqui no CICC móvel tivemos ocorrências das mais variadas, como furtos de bens de fácil acesso como celulares, além de atendimentos em saúde como cortes, desmaios e pessoas com grande ingestão de álcool. Diante dos fatos, cerca de 15 boletins de ocorrência foram registrados, porém, sem grandes intercorrências como registro de homicídios, que foi zero até o momento”, disse o coordenador do Centro, Coronel Carlos Carvalho.
Do CICC Móvel foi possível acompanhar as atividades programadas na Praça da Justiça. Os órgãos do município também atuaram em parceria com o Estado na orientação de trânsito do entorno e na fiscalização viária.
Ainda dentro das ações, também foram realizadas ações preventivas junto ao Conselho Tutelar de Cametá em razão da presença de menores de idade desacompanhadas dos responsáveis. Um material educativo produzido pela Diretoria de Prevenção Social da Segup também foi disponibilizado como medida educativa.
Sinesp/CAD -Além do videomonitoramento para acompanhar atividades suspeitas e aumentar o campo de visão dos agentes presentes em solo, o uso da plataforma Sinesp/CAD também agilizou os atendimentos. O sistema fornece aos profissionais de segurança pública uma solução de Tecnologia da Informação que permite o atendimento à ocorrências solicitadas a partir de números tridígitos emergenciais (190, 191, 192, etc) ou de outros canais de acionamento de atendimento ao cidadão.
Sem ela, as chamadas de emergência e urgência seriam remetidas para Abaetetuba para só depois serem encaminhadas às equipes de Cametá via rádio.
Força-tarefa -A "Operação Carnaval 2023" é realizada pela Segup em conjunto com os demais órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública (Sieds) por meio de ações em mais de 70 localidades, integrando as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (Graesp) de Segurança Pública, Centro Integrado de Operações (Ciop), guardas municipais, órgãos de fiscalização de trânsito municipais e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As atividades ostensivas, preventivas e de fiscalizações continuam até esta quarta-feira (22).
Texto:André Macedo / Ascom Segup
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas