Uma equipe de gestores do Governo do Pará se deslocou na tarde deste domingo (26) para o município de Abaetetuba, na região do Tocantins, com a missão de dar apoio aos moradores do bairro São João, que ficaram desalojados após um deslizamento de terra ocorrido na última sexta-feira (23).
Fazem parte da comitiva representantes do Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Companhia de Habitação do Pará (Cohab). O governador Helder Barbalho e a vice-governadora, Hana Ghassan Tuma, também seguem para a região nesta segunda-feira (27) para avaliarem de perto a situação.
“O governo do Estado já está articulando o apoio ao município e às famílias atingidas. Nossas equipes de segurança, representadas pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, estão atuando no local, assim como a Defesa Civil, prestando apoio aos desabrigados. A Seaster e Cohab também fazem parte desse suporte. Tudo será feito para que possamos dar total amparo à prefeitura e aos moradores desabrigados pelo acidente”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Assistência- Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil já estão atuando no local desde a sexta-feira (23), quando detectaram rachaduras na rampa localizada na Rua Dom Pedro I. Neste domingo, as equipes observaram que o movimento de terra se estendeu e atingiu a torre principal de transmissão elétrica da concessionária de energia elétrica, que tombou para o Rio Maratauíra. O deslizamento provocou danos materiais, incluindo a perda total de algumas casas, sem registro de vítimas.
Agentes da Defesa Civil Estadual estão no local levantando informações sobre os danos e perdas das pessoas desalojadas. Policiais do 31º Batalhão de Policiamento Militar também estão auxiliando no isolamento das vias de acesso e retirada dos moradores do local do deslizamento.
Técnicos da Cohab e Seaster integrarão as ações para avaliar as circunstâncias e prestar assistência adequada, tanto à Prefeitura quanto às famílias e aos moradores da região atingida.
Serviço: As famílias estão recebendo atendimento e apoio na Escola Estadual Vicente Maués, na Travessa José Gonçalves Chaves, 503, Abaetetuba.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas