Domingo, 19 de Janeiro de 2025 03:28
94984000977
Geral Pará

Paciente agradece assistência com plantio de mangueira no Regional do Baixo Amazonas

Charles Alves trouxe a muda da árvore direto do quintal dele, em Itaituba, no sudoeste do Pará, para o jardim do Hospital Regional, em Santarém

01/03/2023 14h15
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Ascom HRBA
Crédito: Ascom HRBA

Um dia de contato com a natureza, felicidade e gratidão. Assim pode ser resumida a última sexta-feira (24) por conta da iniciativa de Charles Alves, 62 anos. Ele decidiu dar um presente aos colaboradores e usuários do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará.

Natural de Itaituba, município do sudoeste estadual, o paciente faz tratamento oncológico no HRBA há cerca de um ano. Faltando poucas sessões para o fim da radioterapia, ele e a esposa decidiram agradecer à equipe da unidade por toda atenção e o atendimento de excelência que receberam.

Crédito: Ascom HRBA
Crédito: Ascom HRBA
“Eu fico muito agradecido. Aqui no hospital sempre fui tratado muito bem. Fiquei abalado com a doença, mas graças a Deus apareceu este hospital na minha vida. Fico feliz”, afirma Charles.

A forma de agradecimento encontrada pelo casal foi levar um pé de mangueira direto do quintal deles para o jardim da unidade. E mais, plantado por ele próprio. De acordo com a esposa do paciente, dona Socorro Sousa Alves, Charles tem um talento para o plantio. Ele é responsável por várias árvores que cresceram e floresceram na casa dos dois.

“A gente trouxe a manga, tirou o caroço. E ele tem a mão ótima para plantar. Tudo o que ele planta, dá. Todo mundo fica admirado. Era o sonho dele e então pedimos à direção para fazer isso. Uma forma de agradecer e deixar o nome dele marcado para a família do Regional, para os funcionários, pacientes e acompanhantes. Para nós, é um prazer enorme”, explicou Socorro.

Crédito: Ascom HRBA
Crédito: Ascom HRBA
Com a ajuda de um dos jardineiros do hospital, o local para o plantio foi escolhido e aberto. E seu Charles fez questão de, com as próprias mãos, plantar a muda com todo o carinho e cuidado. Para eles, é uma forma de retribuir toda a assistência que receberam e ainda recebem dos profissionais da unidade.

E a promessa é que a árvore possa crescer e gerar frutos deliciosos. “Todo mundo que come essa manga diz que ela é muito deliciosa. Eu já tinha trazido para uma enfermeira que cuida dele, e ela também aprovou. Queremos agradecer aos médicos e colaboradores que sempre nos atendem bem. Quando eu cheguei aqui, chorei muito. Não conhecia ninguém, não sabia para onde ir. Mas a gente encontra tanta gente boa aqui. Então eu falo que é a família do Regional. É a nossa família também, porque cuida da gente”, destacou dona Socorro.

Localizado no oeste paraense, o Hospital Regional de Santarém é referência em oncologia para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios. O HRBA é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), oferecendo assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento dele.

No ano passado, foram realizados mais de 37 mil (37.331) atendimentos oncológicos e foram identificados 992 novos casos da doença. A unidade oferta consultas, cirurgias e sessões de químio e radioterapias, além de exames como Mamografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética.

Mas além de promover uma assistência de excelência, um dos pilares do serviço promovido pelo hospital é a humanização. “Ver uma demonstração como essa só nos dá a certeza que estamos no caminho certo. Nosso foco principal é sempre o bem-estar do paciente e, para isso, nossos colaboradores ofertam um atendimento humanizado, que cuida realmente do paciente. Essa árvore plantada no jardim simboliza bastante a nossa missão aqui”, ressalta o diretor geral da unidade, Éder Lúcio de Souza.

SERVIÇO

O HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto da Ascom HRBA

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.