Ao manter a prioridade no atendimento a famílias carentes chefiadas por mulheres, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Governo do Pará beneficiou 100 famílias - incluindo muitas com mães solo - em Gurupá, município do Arquipélago do Marajó, com recursos do "Sua Casa". O programa habitacional do Estado concede até R$ 21 mil para construção, reconstrução e ampliação de casas de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O governador Helder Barbalho entregou o carnê do programa para as famílias durante o cumprimento de agenda de trabalho no município. Ele explicou que o "Sua Casa" garante dois benefícios - um para aquisição de material de construção e outro para ajudar no pagamento da mão de obra empregada na obra.
"Festejo os moradores que receberam o 'Sua Casa'. Utilizem esse recurso para melhorar as moradias, e comprem no mercado local para movimentar a economia. Contratem a mão de obra daqui da cidade, para gerar emprego e renda na região", orientou o governador.
A moradora Denisa Sofia ressaltou a importância da conquista do benefício, entregue em uma data tão simbólica. "Eu estou muito feliz com o meu sonho da casa própria sendo realizado pelo governador. Eu sei que existem mais pessoas esperando, e elas vão receber. Futuramente, eu vou só agradecer por ter a minha. Muitas vezes, a gente tira da comida para pagar aluguel, e não tem como pagar aluguel. Agora vai melhorar muito a nossa vida. É muita felicidade para mim, nesse dia especial das Mulheres", disse a moradora.
"O governador teve a sensibilidade de rodar os municípios para ver e ouvir as necessidades. O governo está conseguindo identificar as principais necessidades, e hoje nós vemos um olhar mais atencioso", afirmou o prefeito de Gurupá, João da Cruz Teixeira de Souza (Joãozinho Batista).
O "Sua Casa" é administrado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab). De acordo com o titular do órgão, Orlando Reis, o benefício já foi entregue em todas as regiões do Estado. "O programa já beneficiou mais pessoas em todo o Pará. A iniciativa ajudou a construir, reconstruir e ampliar cerca de 34 mil residências até hoje", informou o gestor.
Alcance social- Criado em 2019, o Programa já melhorou as condições de moradia em 133 dos 144 municípios paraenses, nas 12 regiões de Integração. Para garantir ações que melhoram os índices habitacionais no Pará, a Cohab já investiu mais de R$ 347 milhões.
O "Sua Casa" atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro (incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc.). O Programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência e outras que se enquadram entre outros critérios técnicos.
Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos em lei para a inscrição. Após essa primeira etapa, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do Programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Cohab, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.
Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400, ou realizar a inscrição no prédio da Cohab - Passagem Gama Malcher, nº 361, em Belém.
Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 30°
Chuva