Sábado, 18 de Janeiro de 2025 21:07
94984000977
Geral Pará

Governador participa da Abertura Nacional da Colheita de Soja em Santarém 

Evento tradicional do setor agro ocorreu, pela primeira vez, no Pará, em razão dos expressivos resultados do segmento

09/03/2023 14h10
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará

Pela primeira vez, a Abertura Nacional da Colheita de Soja, evento tradicional no setor agro, é realizada no Pará. O estado foi escolhido pelos resultados expressivos obtidos nas últimas safras. O governador do Estado, Helder Barbalho, participou do evento na manhã desta quinta-feira (9), em uma fazenda na comunidade de Tipizal (PA-370), no município de Santarém.

“É um momento importante de valorização de uma das principais vocações do nosso estado, que é a agricultura. Santarém podendo ter a satisfação de abrir a colheita da soja no Brasil, demonstrando o talento e a competência daqueles que atuam no campo nesta região e impulsionando, cada vez mais, a agricultura sustentável, sempre com respeito ao meio ambiente, com a geração de emprego e renda, trazendo desenvolvimento para todo o Estado”, destaca o chefe do poder executivo. 

Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
O Brasil é o maior produtor mundial do grão. Em 2022, a produção do país foi de 123.829,5 milhões de toneladas. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deve ultrapassar na safra deste ano a marca de 153,5 milhões de toneladas produzidas do grão. A área de plantio, no atual ciclo, aponta para crescimento de 4,6% sobre a safra passada, situando-se em 43,4 milhões de hectares.

Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Há 18 anos no Pará, o produtor Adelino Avelino, que participou da abertura da colheita, afirmou que a expectativa está alta para esse ano. “Com o clima muito favorável e a utilização da tecnologia, esperamos uma excelente safra de soja em 2023, assim como a safrinha de milho também. Eu espero, na minha fazenda, produzir em torno de 70 sacos de soja, em média. É muito importante a parceria com o governo do Estado, sobretudo, para a logística, valorizando o escoamento da produção. O Pará é um dos estados com maior potencial e muito favorecido na hora de exportar o grão”, destaca. 

Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
No sábado (11), o Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) promoverá a 5ª abertura oficial da colheita da soja do Baixo Amazonas, que celebra o plantio do grão na região metropolitana de Santarém, que engloba também os municípios de Belterra e Mojuí dos Campos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.