Sábado, 18 de Janeiro de 2025 20:49
94984000977
Geral Pará

Hospital Regional do Marajó promove ação educativa sobre saúde dos rins

Equipe multiprofissional envolveu cerca de 100 pessoas na programação, oferecendo orientação e serviços a usuários, acompanhantes e funcionários

10/03/2023 00h46
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Referência na assistência aos usuários com insuficiência renal, que precisam de diálise para melhorar a qualidade de vida, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, celebrou o Dia Mundial do Rim nesta quinta-feira (09), com o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância de reduzir doença renais. A equipe multiprofissional realizou ação educativa para usuários, acompanhantes e funcionários.

As atividades contaram com orientações sobre os fatores de risco e prevenção da doença renal crônica, por meio de palestras, orientações e distribuição de material educativo. A data 09 de março foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) como um dia especial para falar sobre a saúde dos rins e abranger o maior número de pessoas - governantes, legisladores, educadores, profissionais de saúde e, principalmente, a população em geral.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Vários serviços- No HRPM, a ação iniciou na quarta-feira (08) e foi encerrada na tarde desta quinta-feira (09), com a palestra sobre saúde dos rins ministrada pelo nefrologista da unidade hospitalar, Felipe Godinho. Houve ainda orientações, verificação de pressão arterial e avaliação nutricional. Cerca de 100 pessoas participaram da ação educativa, ministrada pela equipe multiprofissional do Hospital, composta por nutricionista,  psicóloga, assistente social e enfermeiros.

A supervisora do Centro de Hemodiálise do HRPM, Joseane Correa, ressaltou a importância da programação alusiva à data. "A importância desse dia é levar informações de maneira fácil e esclarecedora a toda a sociedade, em especial aos usuários do HRPM’’, ressaltou. 

A dona de casa Denise Nunes de Vasconcelos, 41 anos, reside no município de Melgaço, no Marajó, e acompanhava sua sobrinha, Alana de Paula da Silva, 07 anos, que foi para uma consulta com o ortopedista. Na recepção, ela participou da ação de educação em saúde. ’’Eu achei muito boa a iniciativa, até mesmo pra incentivar as pessoas a se preocuparem com o rim, principalmente em beber água. Eu gostei muito, me pesei, tirei minha altura, verifiquei minha pressão. As orientações foram muito benéficas, e vou seguir cuidando melhor da minha saúde’’, disse Denise.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Em 2022, o HRPM realizou 3.962 sessões de diálises, em 373 pacientes. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, já houve 804 sessões, em 81 usuários.

O Hospital Regional Público do Marajó é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço:O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.

Texto: Lucas Brilhante - Ascom/HRPM

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.