As crianças que estudam na Classe Hospitalar do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, participaram na última semana, de uma ação especial, marcada por muita diversão, com direito à apresentação de palhaços, música e dança.
Em cenário circense, montado na entrada principal da unidade hospitalar, ligada ao Governo do Pará e gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), mais de 15 crianças internadas participaram do show dos palhaços Cínico e Cênico.
Antes do início da programação lúdica, houve apresentação dos professores da Classe, diretores do hospital e dos voluntários da ação.
Clóvis Guse, diretor assistencial do Hospital Metropolitano, pontuou que a atividade serviu para reafirmar o compromisso da gestão com a educação dos pacientes/estudantes.
“Além de continuar salvando vidas, nossa meta é oportunizar cada vez mais impacto na educação dessas crianças, que se internam e, em hipótese alguma, podem se distanciar do ambiente escolar”, pontuou.
Experiência do paciente- Os sorrisos no rosto do pequeno Miguel dos Santos, de 6 anos, comprovam que a diversão foi garantida. “Quando voltar para casa, vou contar como foi para os meus amigos. Eles vão gostar também”, disse.
Para Maérica Alves Lima, 18 anos, tia e acompanhante do menino, a ação serviu para animar as crianças e tornar o período de internação mais leve. “Eles ficam muito tempo no leito e criança é agitada. Acredito que essa saída faz muito bem porque eles conseguem esquecer um pouco do trauma sofrido e, com certeza, melhoram mais rápido”, afirmou.
Adriele Jordana, 27 anos, de Bragança, no nordeste paraense, tia do paciente Ariel Jhonata, de 1 ano, diz que ver a alegria do sobrinho novamente, após sofrer um trauma grave, tornando o dia muito mais leve.
“Muita gratidão a todos pelo cuidado com ele, pelo apoio recebido. Por várias vezes pensamos que perderíamos ele e agora ver ele sorrindo e brincando faz com que a gente fique até mais tranquila”, declarou.
Classe Hospitalar do HMUE - Criada em 2009, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a classe oferece atendimento educacional especializado, no leito e em sala, com assessoramento pedagógico para crianças que cursam do ensino infantil até o 9º ano do ensino fundamental.
Mais de oito mil pacientes já foram atendidos na Classe Hospitalar do Metropolitano.
“Nosso papel é dar as melhores condições para que essas crianças continuem estudando, mesmo durante o período de internação no hospital. Temos alcançado o objetivo e, graças ao empenho de todos, mais de oito mil crianças conseguiram continuar com suas rotinas, sem prejuízo ao calendário escolar”, diz Leonice Cardoso, coordenadora da Classe Hospitalar.
Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 30°
Chuva