Sexta, 17 de Janeiro de 2025 03:07
94984000977
Geral AGRICULTURA E DESENV

Sedap participa do II Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais  do Cacau   

Programação antecede a abertura oficial do Chocolat Xingu que será realizado em Altamira a partir desta quinta-feira (15) até o  próximo domingo (18)

14/06/2023 16h00
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O cacau e seus derivados estão em evidência no município de Altamira, na Região de Integração do Xingu. Nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15), o Centro de Eventos, da cidade, recebe o II Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro (SSAF-Cacau). Esta é a primeira vez que a programação ocorre no Pará. No ano passado, o evento estreou no Estado da Bahia, em Ilhéus.

A programação, em Altamira, antecede o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau – Chocolat Xingu – que será aberto oficialmente a partir das 19h de quinta-feira até o próximo domingo (18). O festival é uma parceria da Sedap com a Prefeitura Municipal de Altamira com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).

O simpósio é uma realização da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), com parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade(Semas) além do Ministério da Agricultura e Pecuária(Mapa), do Instituto de Pesquisa Ambiental (Ipam), da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF) e Cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável(GIZ).

A Sedap esteve representada na cerimônia de abertura da programação pelo gerente de fruticultura da secretaria, engenheiro agrônomo, Geraldo Tavares, que ressaltou a importância do Simpósio durante a sua participação na mesa de abertura. A secretaria atua com diversas ações que objetivam o estímulo para a implantação dos Sistemas Agroflorestais (SAFs). Uma das iniciativas é feita por meio dos Territórios Sustentáveis (TS), ação que integra o Programa Amazônia Agora, do Governo do Estado.

Além do trabalho que a secretaria realiza para fomentar a prática de SAFs, também serão apresentadas durante o simpósio, as ações postas em prática pelo órgão para promover, fora do Brasil, o cacau paraense bem como os trabalhos dos produtores locais.

Nesta quinta-feira pela manhã, a engenheira agrônoma da Sedap, Dulcimar Melo, que integra a equipe do Procacau participará do painel “Comercialização de cacau, acesso a mercados internacionais e rastreabilidade" onde será apresentado o Programa de Internacionalização do cacau paraense: criando e abrindo novos mercados.

O Simpósio reúne, além de representantes do Poder Público, pesquisadores, produtores rurais, representantes de cooperativas, entre outros profissionais que atuam na cadeia do cacau. No total, estão sendo realizados sete painéis temáticos voltados à cacauicultura.

Serviço: O Simpósio pode ser acompanhado pelo perfil do Ipam no Youtube @IPAMAmazonia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.