Nas últimas semanas, a administradora e influenciadora digital Nathália Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, vem divulgando informaçõesque têm ajudado clientes de bancos a não pagar mais taxas indevidas, além de receber de volta valores cobrados pelas instituições bancárias. Publicações feitas por ela nas redes sociais têm mudado a relação dos clientes com os bancos.
A influenciadora digital divulgou uma informação que pouca gente sabe: todos os clientes bancários têm direito a um pacote de serviços essenciais, sem cobrança de tarifas.
COMO PEDIR REEMBOLSO DE TODAS A TARIFAS DA CONTA CORRENTE QUE VOCÊ JÁ PAGOU
— Nath Finanças ???? (@nathfinancas) June 1, 2023
Segue o fio ????
A Resolução nº 3.919 do Banco Central (BC) determina que as instituições bancárias devem oferecer de forma gratuita cartões de débito, a realização de até quatro saques e duas transferências entre contas na mesma instituição por mês, assim como o fornecer dois extratos e consultas pela internet e por telefone.
“Independente do banco em que você esteja, se é um banco digital ou não, você pode ter uma conta-corrente gratuita, sem pagar nenhuma taxa”, destaca Nath Finanças em uma das postagens.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Nath Financ?as (@nathfinancas)
As publicações de Nath Finanças são acompanhadas de mensagens de seguidores em agradecimento por estornos de valores referentes a pacotes de serviços bancários e ressarcimentos por cobranças indevidas.
"Despesas fantasmas"
Olhar os extratos com frequência é importante para identificar gastos desnecessários, as chamadas “despesas fantasmas”. Isso vale para tarifas bancárias e também outros serviços, como explica o educador financeiro Rogério Lucas.
“São aquelas despesas que o cliente tem e que não sabe que existem. Normalmente o que é que a gente faz é procurar identificar quais são essas despesas que está tendo ali todo mês ou às vezes até toda semana e o cliente não sabe", diz Lucas, ao se referir à cobrança por pacotes de serviços bancários pelas instituições.
“A mesma coisa acontece, às vezes, com pacote de internet, com pacote de serviço de celular para poder ouvir música, fazer algo dessa forma. Às vezes, as pessoas têm algum plano ali que ela está pagando e não sabe e não está usando”, completa o educador financeiro.
Cancelamento de cobrança
Se o cliente procurar o banco para fazer o cancelamento da cobrança e não for atendido, é importante guardar o número de protocolo e entrar em contato com a ouvidoria da instituição. Se o problema persistir, é hora de registrar a reclamação no Banco Central.
“Você pode registrar sua reclamação na nossa página do Fale Conosco no sitedo BC a qualquer momento. O processo é bem rápido e você pode também incluir documentos que comprovem a situação. Feita a reclamação no BC o que acontece é o seguinte: ela vai ser enviada para o banco onde houve o problema, ele é que tem que responder a sua solicitação”, orienta o BC.
Veja tambémEconomia Apostas online só poderão ser pagas por PIX, transferência ou débitoEconomia Banco Central comunica o vazamento de dados de 3 mil chaves PixEconomia Doações do IR para projetos sociais esbarram no desconhecimentoEconomia Banco Central tem prejuízo de R$ 114,2 bilhões em 2023Economia Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estadosEconomia Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 triCanaã dos Carajás, PAAtualizado às 05h0221°Tempo nubladoMín. 21° Máx. 26°
22° Sensação0.57 km/h Vento100% Umidade do ar100% (16.48mm) Chance de chuvaAmanhã (09/01)Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaAmanhã (10/01)Mín. 22° Máx. 25°
ChuvaMais lidas1Brasil - Há 7 dias Aplicativo Receita Saúde passa a ser obrigatório a partir desta quarta Ferramenta emite recibos digitais por profissionais liberais da saúde2Brasil - Há 7 dias Prefeitos e vereadores tomam posse neste primeiro dia do ano3Brasil - Há 7 dias Entenda mudanças na aposentadoria em 20254Brasil - Há 7 dias Lula sanciona lei que impede volta do DPVAT em 20255Brasil - Há 7 dias Alistamento militar feminino inicia nesta quarta-feira (1º)Marabá - PA “Eu arrochei”: Mulher mata ex-companheiro em MarabáParauapebas - PA Acusado de homicídio morre em confronto com a polícia, em ParauapebasAltamira - PA Comerciante é acusado de abusar de babá adolescente em AltamiraTucuruí - PA Obras estaduais de infraestrutura geram renda, lazer, saúde e qualidade de vida em Tucuruí© Copyright 2025 - Conexão Carajás de Notícias - Todos os direitos reservados