A Fundação Cultural do Pará, por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, vai promover um encontro em comemoração aos 10 anos de atividades do Laboratório de Animação do Curro Velho, nos dias 27 e 28 de junho. O objetivo do evento é destacar e valorizar o trabalho desenvolvido nesse período, assim como os desdobramentos proporcionados por este espaço de experimentação e aprendizagem da animação audiovisual.
O primeiro dia do evento traz como tema “10 anos do laboratório de animação do curro velho: memórias, trajetórias e perspectivas". A intenção é promover o encontro entre atuais instrutores, ex-instrutores convidados, alunos e ex-alunos do Laboratório e demais interessados para conversar sobre essa experiência de 10 anos. Será um momento para rever fotografias e vídeos que fazem parte da memória deste espaço, assim como abordar formatos, metodologias, projetos e vídeos desenvolvidos ao longo desses anos.
No segundo dia do evento, a ideia é ampliar o cenário de discussão para falar sobre “caminhos e desafios para produzir animação”, com a participação dos animadores Giza Santos e Thalyne Christyna, e a roteirista Pricilla Maria. Os profissionais vão contribuir para o melhor entendimento de diferentes caminhos de qualificação e atuação nessa área, quanto para compreender os maiores desafios para quem atualmente trabalha nesse ramo.
Para o coordenador de Oficinas Culturais Andrei Miralha, o evento marca o início de um novo ciclo de atividades dentro do Laboratório de Animação e Arte Digital do Curro Velho. “Nos próximos anos, pode-se afirmar ainda mais como um espaço de experimentação para artistas iniciantes, que buscam aprender e praticar a animação, com ênfase no desenvolvimento criativo e expressivo desta arte”, disse.
Revolucionário -O Laboratório de Animação do Curro Velho foi inaugurado em 2013, sendo o primeiro espaço, no Estado do Pará, dedicado ao ensino-aprendizagem e experimentação da linguagem do cinema de animação. São realizadas oficinas em diferentes técnicas e etapas da animação como: Desenho Animado, Stop Motion (com massa de modelar, bonecos e recortes de papel), roteiro, storyboard, desenho de personagem, ilustração de cenários e criação de voz original e dublagem para animação.
Em abril deste ano, o Laboratório passou por uma reestruturação, que deu origem ao Laboratório de Animação e Arte Digital. A ação ocorreu por meio de um termo de cooperação técnica assinado entre a FCP e a Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Educação Profissional (SECTET)
História -Nestes 10 anos, o Laboratório de Animação foi “porta de entrada” para vários jovens que participaram de oficinas e projetos realizados no espaço e que hoje trabalham para diversos estúdios de animação do Brasil e do mundo, ou desenvolvem obras de animação autoral. Desde as primeiras oficinas, o Laboratório contou com instrutores que contribuíram para a formação desta nova geração de animadores.
No primeiro ano do Laboratório de Animação, cada aluno desenvolveu um curta de um minuto de duração, em um ciclo de seis módulos de oficinas. Essa produção foi exibida na Mostra Pirilampo de Cinema de Animação, promovida pelo Curro Velho, no Cine Olympia de Belém. Os curtas também foram exibidos nos intervalos da programação da TV Cultura do Pará. No ano seguinte, esses ciclos continuaram para a produção de webséries como “A Hora do Mico”, que terá uma nova temporada em 2023.
Programação
Link de inscrição: https://forms.gle/vbZ1AbGD75yE9Aii8
Inscrições gratuitas
Evento: 10 anos do laboratório de animação do curro velho: memórias, trajetórias e
perspectivas
Data: 27/06
Horário: 15h30 às 17h30
Mediação: Andrei Miralha
Convidados: instrutores, animadores, alunos e ex-alunos do Laboratório de Animação do Curro Velho.
Evento: Caminhos e desafios para produzir animação
Data: 28/06
Horário: 15h30 às 17h30
Mediação: Andrei Miralha
Convidados: Thalyne Chrystina, Pricilla Maria e Gizandro Santos
Público- alvo: estudantes, educadores, profissionais da animação e demais interessados em
animação
Texto de Álvaro Frota / Ascom FCP
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 27°
Chuva