Como parte da programação do Arraial de Todos os Santos, coordenada pela Fundação Cultural do Pará (FCP), na próxima terça-feira (27) será realizada a Roda de Conversa sobre Culturas Populares Juninas, na Casa das Artes, das 16h às 19h, com entrada gratuita.
Enquanto as quadrilhas juninas continuam suas apresentações na sede da FCP, na praça do Ventura, as rodas ocorrem na Casa das Artes, contando com três dias de bate-papos com artistas que acumulam experiência sobre a cultura junina. As duas primeiras conversas serão mediadas pela técnica em gestão cultural Elaine Oliveira, e logo em seguida o Maurício Panzera comandará o último dia.
As rodas têm como objetivo divulgar as manifestações tradicionais da cultura junina junto das novas gerações, valorizando os artistas, guardiões e guardiãs dos grupos tradicionais da cultura popular. Os principais temas dessas conversas serão o Boi Bumbá, Pássaros e Bichos Juninos e o Carimbó, que serão discutidos a cada dia.
Lana Machado, diretora de Artes, fala sobre a importância desses bate-papos sobre a cultura junina.
“As rodas de conversas irão possibilitar o conhecimento às novas gerações sobre as manifestações culturais populares como forma de transmissão e manutenção do patrimônio imaterial do nosso estado, assim como valorizar os grupos da cultura popular e manter viva a sua identidade”, disse.
Boi Bumbá -Tema do primeiro dia de roda de conversa, é uma manifestação tradicional da cultura brasileira e que se adaptou na Amazônia, a partir do século XIX. Seu enredo gira em torno da morte e ressurreição do boi preferido do fazendeiro e que é abatido pelo vaqueiro, o Nego Chico, para agradar a sua esposa grávida, Catirina, que desejou comer o fígado ou a língua do boi. Os convidados foram os músicos Almirzinho Gabriel e Ronaldo Silva.
Pássaros e Bichos Juninos -São um teatro popular musical datado do final do século XIX. Às narrativas giram em torno de um pássaro da floresta amazônica, que ressuscita após ser perseguido, ferido e morto por um caçador. Esta ação é de fundamental importância para que as novas gerações possam conhecer e difundir esta manifestação original do Estado do Pará. As convidadas para esse bate-papo serão Iracema Oliveira e Laurene da Costa Ataide.
Carimbó -O tema principal do último dia de conversa é uma dança cultural da região, que teve origem durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. Esta Roda pretende apresentar as diversas modalidades e estruturas sonoras temáticas do nosso Carimbó.
Para mais informações sobre a programação do Arraial de Todos os Santos acesse o site www.arraial2023.com
Serviço:
Roda de Conversa sobre Culturas Populares Juninas
Data: 27 a 29 de junho
Horário: 16 às 19h
Local: Casa das Artes, Auditório Alexandrino Moreira
Entrada Gratuita
Texto escrito com a colaboração de Jhullyele Santos/ Ascom FCP
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 27°
Chuva