Quinta, 16 de Janeiro de 2025 08:53
94984000977
Geral HUMANIZAÇÃO

Crianças internadas no Hospital Abelardo Santos ganham festa com tema junino

Por Ascom (Ascom)28/06/2023 20h42Um típico arraial junino com direito a pescaria, tiro ao alvo e bingo, foi realizado na varanda do 5º andar do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. A alegria da quadra junina con

28/06/2023 21h00
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Um típico arraial junino com direito a pescaria, tiro ao alvo e bingo, foi realizado na varanda do 5º andar do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. A alegria da quadra junina contagiou as crianças internadas na unidade, na tarde desta quarta-feira (28).

Entusiasmado, Enzo Gabriel Ferreira, de 10 anos, internado há um mês e duas semanas na unidade, devido ter realizado procedimento operatório, participou de todas as atividades. “Eu gostei muito de todas brincadeiras, me diverti bastante. Foi bem legal”, sorriu.

Para a autônoma Luna Martins, de 24 anos, mãe de Enzo, a programação foi um afago em seu coração. Ela não parava de olhar a felicidade do filho. “Meu filho estava muito estressado e a ação ajudou ele a se distrair e a até sorrir”, disse.

Humanização

A supervisora do setor de Humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, explicou que a ação desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade teve como objetivo principal levar um pouco da alegria da festa junina as crianças internadas, proporcionando momentos de lazer e entretenimento.

“Através desse momento de descontração e resgate cultural para os pacientes e acompanhantes, proporcionamos um alívio temporário nas rotinas hospitalares por meio do lazer e do lúdico contribuindo para o bem-estar físico e emocional das crianças”, frisou.

Para a terapeuta ocupacional do HRAS, Daniele Ferreira, proporcionar um ambiente acolhedor e festivo, capaz de estimular emoções positivas nos pacientes, contribui para o bem-estar psicológico e emocional durante o período de internação. “Além disso, estimula a interação entre os pacientes, seus familiares e a equipe médica”, destacou.

Atendimentos- A unidade conta com um pronto-socorro pediátrico, com infraestrutura de sala vermelha, sala amarela e sala azul. “Atendemos os mais diversos tipos de doenças, entre elas, com maior demanda, as viroses e casos especializados em atendimento para cirurgia pediátrica”, observou a diretora técnica do HRAS, Bárbara Freire.

O Abelardo Santos atua na pediatria, ainda, em cirurgias, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva, além do acolhimento na Unidades de Cuidados Intermediários (UCI).

A forma criativa e lúdica com que os pacientes pediátricos passaram a receber as ações, reforça o compromisso e a política de humanização da unidade. “O HRAS é o maior hospital do Pará, e, usamos essa mega infraestrutura, para uma melhora contínua na assistência de nossos pacientes. O público infantil conta com várias particularidades, e estamos, a cada dia, avançando em estratégias e ações para que nossas crianças sejam bem assistidas e tenham uma internação minimamente traumática”, observou o secretário de saúde do Pará, Romulo Rodovalho.

Serviço- O Hospital é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom HRAS

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.