A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), localizada em Belém, promoveu, na última quarta (28) e quinta-feira (29), a terceira edição da Jornada de Hematologia e Hemoterapia. Realizado no auditório da instituição, o evento contou com palestras, mesas-redondas e apresentação de artigos científicos voltados para o debate sobre a importância do gerenciamento do sangue do paciente e da qualidade e segurança do processo transfusional.
A jornada contou com a presença de profissionais de diversas áreas da saúde, além de convidados de instituições de pesquisa de outros Estados e foi realizada em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).
A médica hematologista e responsável pela Agência Transfusional do HC, Iê Bentes, ressaltou a importância do evento para a assistência de qualidade prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O evento trouxe consigo ricas discussões sobre PBM (Patient Blood Management), suas tecnologias e necessidades de mudanças na cultura do contexto transfusional. Além de atualizações em imuno-hematologia e trocas de experiências em captação de doadores e hemovigilância”, ressaltou a especialista.
Um dos principais temas debatidos durante o encontro foi o PBM (Patient Blood Management). O assunto traz uma abordagem multidisciplinar, focada no paciente, para otimizar o manuseio da transfusão sanguínea, visando cuidado médico de qualidade e eficaz.
“O PBM é o gerenciamento do sangue no paciente. E o HC, por meio de sua agência transfusional, investiu nessa área de atuação, reforçando boas práticas junto ao corpo clínico. É um privilégio dividir o conhecimento com os profissionais pelo segundo ano consecutivo”, ressaltou a médica hematologista e hemoterapeuta Selma Soriano, que representou o Hemopa de Santarém.
Conhecimento -Estudante do terceiro semestre de enfermagem, Allana Moraes foi uma das participantes e conta define a busca constante por conhecimento é fundamental. “Como estou no início da vida acadêmica, conheci vários termos técnicos durante o evento e que me fizeram buscar mais sobre o assunto e, quem sabe, seguir na carreira da especialidade”, declarou.
Transfusão -A transfusão é um processo de transferência de tecido conjuntivo sanguíneo de um doador a um receptor, envolvendo preferencialmente pessoas do mesmo grupo genotípico (O, A, B ou AB). É o procedimento mais realizado em pacientes internados e os serviços hospitalares devem estar preparados para cuidar do paciente, evitando ou minimizando perdas sanguíneas e promovendo ações voltadas para correção da anemia e utilização de medidas de conservação do sangue.
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 27°
Chuva