Quinta, 16 de Janeiro de 2025 09:03
94984000977
Geral CIDADANIA

Secretaria da Cidadania apresenta TerPaz Movimenta

Por Dani Franco (SEAC)01/07/2023 18h10Com o objetivo de valorizar os espaços públicos e neles incentivar as atividades físicas e cuidados com a saúde, a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) lançou hoje, 1º de julho, o programa TerPaz

01/07/2023 18h25
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Victor Nylander / Nucom Seac
Crédito: Victor Nylander / Nucom Seac

Com o objetivo de valorizar os espaços públicos e neles incentivar as atividades físicas e cuidados com a saúde, a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) lançou hoje, 1º de julho, o programa TerPaz Movimenta, na orla de Icoaraci. A partir de agora, ações como esta ocorrerão duas vezes ao mês em diferentes pontos da cidade de Belém e interior do estado.

O titular da Seac, Igor Normando, explicou que a necessidade do projeto surgiu a partir das ações do TerPaz, onde os serviços de saúde são muito procurados. "O que nós queremos é promover saúde através da dança para que a população tenha capacidade plena de exercer sua cidadania", acredita.

A web designer Larissa Bessa levou seu cachorro de estimação para a vacinação que também ocorreu durante o TerPaz Movimenta. "Eu trouxe aqui por ser mais perto de casa, normalmente essas ações ocorrem nas escolas, que são longe, e aqui na orla está sendo uma boa oportunidade, além de colocar todo mundo pra dançar também", disse ela.

A ação contou ainda com serviços de avaliação física e nutricional, emissão de documentos, orientação jurídica, aferição de pressão, consulta com clínico geral e ginecologista, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites; e vacina contra covid-19, HPV e tríplice viral. Após as triagens, os interessados realizaram suas consultas e demais serviços nas carretas do TerPaz.

Saúde em movimento

O principal objetivo do TerPaz Movimenta é propiciar às pessoas, na melhor idade, um espaço de prática de dança enquanto instrumento eficaz de acesso ao desenvolvimento da cidadania, autonomia e emancipação social, evitando dessa forma a exclusão social e garantindo a utilização de espaços públicos para a cidadania, pois estas atividades contribuem para o bom condicionamento físico e mental.

As aulas públicas de dança começam sempre às 7h da manhã. A partir de agora o programa será levado para praças e outros locais abertos cerca de duasvezes por semana.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.