No município de Viseu, nordeste paraense, durante agenda do governador Helder Barbalho nesta quinta-feira (6), 80 alunos foram certificados pelo Programa Qualifica Pará. Os concluintes são de quatro turmas dos cursos de Mecânico de Motocicleta, Garçom e Garçonete, Extração de Óleo e Manipulação e Conservação de Pescado.
Os certificados foram entregues por Helder Barbalho, que parabenizou os concluintes e ressaltou a importância da qualificação profissional. “Hoje estamos aqui, felizes, pois estamos trazendo os certificados para pessoas que entendem que aprender nunca é demais, e se qualificar é fundamental para vencer naquilo que você escolhe, com atividade de ocupação ou emprego. Por isto, eu parabenizo os alunos do Programa Qualifica Pará, que aceitaram o desafio de aprender e se qualificar”, frisou o governador. Governador Helder Barbalho foi a Viseu entregar os certificados aos concluintes dos cursos do 'Qualifica Pará'
Manuel Ednelson, um dos participantes do curso de Manipulação e Conservação de Pescado, disse que já trabalhou diretamente com a atividade pesqueira e considerou o curso foi de extrema importância para ampliar seus conhecimentos e habilidades. "A gente, que costumava viver do pescado, não tínhamos o conhecimento correto de como manipular e nem congelar adequadamente para o consumo. Às vezes, estragava. Agora, através do curso, sabemos exatamente como fazer com que o produto chegue na casa do consumidor com excelente qualidade", contou o aluno.
O programa de qualificação profissional está sob coordenação da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e já atendeu, aproximadamente, 29 mil pessoas nos 144 municípios paraenses. Os cursos ofertados são em diversas áreas, incluindo estética, informática, indústria, comércio e serviços.
Inserção- Wilen Santos, concluinte do curso de Garçom e Garçonete, disse que com a experiência proporcionada pelo curso e a certificação é mais fácil ser inserido no mercado de trabalho. “O curso só traz benefícios, pois aqui em minha região é difícil arranjar emprego sem qualificação. Mas agora, que eu já tenho através do ‘Qualifica’, torna-se muito mais fácil”, ressaltou o aluno.
Além da capacitação, o programa prevê a liberação de microcrédito para educandos, a fim de permitir a compra de equipamentos e a estruturação do primeiro negócio, se houver interesse do aluno. O valor do crédito gira entre R$ 500 e R$ 5 mil, e está sob gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).
Para acessar o crédito, o aluno certificado deve se cadastrar no site da Seaster - www.seaster.pa.gov.br -, informar sobre seu negócio e o tipo de empreendimento.
Texto: Yuri Granha - Ascom/Seaster
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 27°
Chuva