Para aprimorar a eficiência da administração pública, a Auditoria-Geral do Estado (AGE) criou um canal virtual para prestar orientações técnicas aos agentes públicos de controle (APCs) do Executivo Estadual. O canal “Orienta APC” é destinado aos servidores que atuam nos núcleos de Controle Interno, e está disponível na página inicial do site da (AGE). A ferramenta está em formato de formulário eletrônico, pelo qual os APCs registrarão suas consultas, questões ou pedidos de orientação, a serem respondidas pelo Grupo de Trabalho de Apoio aos agentes públicos de controle, formado por auditores de Finanças e Controle da AGE.
O canal “Orienta APC” foi criado por meio da Portaria AGE nº 48/2023, que também instituiu o Sede da Auditoria-Geral do Estado, em BelémGrupo de Trabalho de Apoio aos Agentes Públicos de Controle (GTAPC), para prestar apoio técnico e orientar os APCs quanto ao cumprimento de normas, procedimentos e acesso, manuseio e registro de dados em sistemas de informação, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). O GT ainda é responsável por recomendar ao auditor-geral a realização de auditorias e ações de controle pertinentes ao objeto do Grupo.
“O GTAPC surge como um mecanismo de fortalecimento e orientação para todos àqueles que atuam como controle interno nos diversos órgãos, de forma a dinamizar a gestão pública, a governança e uma melhor transparência no Estado do Pará. Para isso, é importante ressaltar a necessidade de capacitação e aprimoramento destes atores principais, sendo este o ponto central de maior preocupação da AGE. Estamos sempre em busca de disponibilizar os melhores cursos e capacitações a estes servidores”, explicou a auditora adjunta Talita Magalhães, coordenadora do Grupo de Trabalho.
Aprovação- As novidades divulgadas pela AGE foram aprovadas pelos servidores. “A minha avaliação, enquanto agente público de controle da Uepa (Universidade do Estado do Pará), é que a criação do Grupo de Trabalho e Apoio aos Agentes Públicos de Controle, assim como a do Canal Orienta APC, certamente contribuirá para que as atividades desenvolvidas por nós sejam de forma integrada, articulada e em consonância com as orientações técnicas da AGE, principalmente sob o enfoque pedagógico quanto à gestão de riscos das organizações onde atuamos, com o propósito de salvaguardar bens, ativos e recursos públicos contra desperdício, perda, mau uso, dano, utilização inadequada ou apropriação indevida”, frisou o coordenador do Núcleo de Controle Interno da Uepa, Antônio de Oliveira Júnior.
“A iniciativa da Auditoria-Geral do Estado do Pará em criar o Canal Orienta APC, com o objetivo de estabelecer o diálogo técnico entre os agentes públicos de controle para fomentar o aperfeiçoamento no sistema de controle interno, é de fundamental importância para o aprimoramento e crescimento da gestão pública do Pará, garantindo a efetividade e proteção do interesse público”, afirmou o responsável pelo Núcleo de Controle Interno da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Herson Moraes.
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsas