Na manhã de hoje, 24, moradores do Complexo VS-10, em Parauapebas, fecharam a via como forma de protesto após a Prefeitura retirar máquinas que estavam no local antes mesmo das obras serem finalizadas. Os manifestantes começaram o protesto por volta das 3h30, momento em que fecharam a via com galhos e restos de madeira, que foram queimados.
Segundo o pastor Jarbas Medeiros, a reivindicação é por uma VS10 melhor. “Nós estamos sofrendo com o descaso que está acontecendo e a população resolveu vir a essa manifestação”, afirma. “Aqui não tem líder, são todos por uma causa só. Queremos conversar com o poder público e com o prefeito Darci. Estamos aqui, de braços abertos. Somos pacíficos, não tem baderna, tá todo mundo aqui na paz”. O pastor segue pedindo por algum posicionamento do prefeito Darci Lermen (MDB).
Outro manifestante, Raimundo Nonato Costa de Souza, afirmou que todos ali estão “reivindicando uma obra que não termina e está trazendo prejuízo”. Ele continua, afirmando que a população precisa de uma obra que atenda à comunidade, que segue sem o apoio da Prefeitura. “A gente tem pai de família e mãe de família que já se acidentou por conta do impacto dessa obra. Tem mais de ano que essa obra tá rolando e nada. São as crianças que sofrem mais, devido à poeira e ao lamaçal.
Adeilson Pereira relembra que o Complexo VS-10 passa por problemas em toda a sua infraestrutura, e cobra por uma explicação do Poder Público. Segundo eles, os bairros paralelos já estão intrafegáveis: quando a Avenida é fechada, todos os condutores tem dificuldades em passar pelas vias perpendiculares.
Na região não tem um posto de saúde, sendo o mais próximo já nas proximidades da Rodovia Municipal Faruk Salmen. Toda a infraestrutura da VS-10 está precária, reclamam. Não há segurança, saneamento básico, saúde ou mesmo iluminação pública. (Clein Ferreira)
Procurada pela equipe de reportagem do CORREIO, a Prefeitura emitiu uma nota. Veja na íntegra:
“A Prefeitura de Parauapebas realiza acompanhamento constante das obras no Complexo VS-10. No entanto, a empresa HB20 irresponsavelmente retirou suas máquinas e abandonou uma das obras destinadas à comunidade mesmo com o pagamento de suas medições em dia.
A gestão mantém o diálogo com a população, e a negociação com a empresa para a retomada imediata e finalização dos serviços contratados.
Reiteramos o nosso compromisso na melhoria da qualidade de vida da população através de obras de infraestrutura nas zonas urbana e rural.
Acreditamos serem legítimas as reivindicações da comunidade e estamos trabalhando fortemente para reestabelecer a continuação da obra e o cumprimento do prazo acordado no contrato”.
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 24°
Chuva