Cerca de 70 crianças estiveram na Casa de Cultura Fonte do Caranã, em Salinópolis, nordestes paraense, nesta sábado (29), para participar do último Playground Sustentável, programação que integra o Festival de Verão Cultura Eco, realizado no município pelo Governo do Pará, por meio da Cultura Rede de Comunicação, durante os finais de semana de julho.
A ação proporcionou jogos, brincadeiras, oficinas de brinquedos ecológicos, lanche e muita diversão para crianças na faixa etária de 7 a 13 anos, e contou com a parceria da Prefeitura de Salinópolis e do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
Para Gustavo Gabriel, 09 anos, foram férias escolares de muito aprendizado. Ele disse ter ficado surpreso com as várias formas de cuidar do meio ambiente. “Minha principal lição com essa colônia de férias foi a importância de compartilhar com quem não tem muito. Eu ganhei brinquedos e lanches durante as gincanas que participei, e pude dividir com meu colegas. Descobri que eu amo compartilhar”, afirmou Gustavo. Para as crianças, o Playground Sustentável é espaço de diversão e aprendizagem
Sustentabilidade- Vanessa Vasconcelos, diretora de Comunicação Comunitária e Cidadania (DCCI) da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), órgão que gerencia a Cultura Rede de Comunicação do Pará, destacou os pontos positivos do trabalho realizado ao longo do mês. “Que pena que acabou! Foram quatro finais de semana dedicados a essa criançada, que recebeu ao longo do mês uma série de orientações sobre como colaborar com a preservação do meio ambiente. E com um detalhe muito interessante: todos os brinquedos e atividades foram construídos com objetos reutilizáveis”, ressaltou.
A programação também agradou aos pais das crianças, pois puderam deixar seus filhos se divertindo e aprendendo com as equipes de monitores do Playground Sustentável. “Foi muito bom porque, no mês de julho, eles que saem de férias. Nós, mães, continuamos trabalhando, e fica difícil entreter eles, principalmente pra mim que trabalho o dia todo. Com essa programação, ele se divertiu e ainda aprendeu”, disse Rafaela da Conceição, esteticista, mãe de Willian Barros, 3 anos. As mães aprovaram a programação do festival
Além do parque sustentável, a programação ecológica do festival incluiu limpeza da área de mangue na Praia do Atalaia, distribuição de sacolas biodegradáveis para os veranistas armazenarem o lixo produzido e troca de latas de bebidas e garrafas PET pelo "copo amigo do meio ambiente", criado pela organização do evento.
Serviço: O Festival de Verão Cultura Eco prossegue até domingo (30), com a transmissão ao vivo das finais dos torneios de Beach Tennis, Vôlei e Futevôlei, a partir de 09 h, pela TV e Portal Cultura.
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsas