A 23ª Sessão Ordinária de 2023 foi dominada pelos serviços prestados pela Equatorial Pará fornecedora de energia elétrica no Estado. O assunto já vem sendo citado em várias outras sessões, mas nenhuma solução foi efetivamente apresentada. Com a piora dos serviços nas últimas semanas, principalmente na região da VS-52, os vereadores ouviram dezenas de relatos de prejuízos sofridos pela comunidade, principalmente, com equipamentos queimados e alimentos estragados.
O primeiro a usar a Tribuna para abordar o assunto foi o vereador Werbet Felipe que falou do péssimo serviço prestado.
- Encaminhei hoje um oficio solicitando uma reunião com a Equatorial e assim que eu tiver um retorno da empresa irei convidar todos os demais vereadores pra juntos levantarmos essa bandeira e lutarmos por esta pauta que é muito seria e tem causado muito desconforto para a comunidade.
O vereador Wilson Leite lembrou do significativo aumento da população nos últimos anos e que o sistema elétrico atual não suporta mais a demanda.
- O problema da energia de Canaã são os transformadores que não atende mais a população atual. Já passou da hora da Equatorial tomar as providências para corrigir esse sistema. É nossa obrigação defender essa causa para que esse problema seja resolvido.
O vereador Cabelo informou que vários ofícios já foram enviados para a Equatorial, porém até o momento nenhuma resposta foi obtida.
- Até agora nunca conseguimos uma fala com representantes da Equatorial. Já enviamos vários ofícios e nunca tivemos resposta. Agora precisamos chama-los em reunião para debatermos pessoalmente as soluções para esse problema.
Para o vereador Cleverson Zajac o caminho para o debate com a Equatorial é a justiça:
- Somente através da Justiça poderemos discutir com a Equatorial e é por isso que estamos mobilizando a comunidade para entrar com uma Ação Civil Pública e essa ação não é minha, é desta casa e de toda a população que vem sofrendo com essa situação. Peço as associações e toda a sociedade organizada para ajudar colher assinaturas para movermos essa ação na justiça, independente de alguma solução que for apresentada enquanto o assunto é discutido na justiça.
Maria Pereira, líder do Governo, disse que tem debatido o assunto com a prefeita Josemira Gadelha em busca de alternativas para solucionar o problema:
- Sabemos que o problema da energia está muito sério. Falei com a prefeita na semana passada e ela disse que já chamou pra si a responsabilidade para resolver essa situação. Eu tenho certeza que juntos vamos resolver o mais rápido possível.
O vereador Chefinho reforçou a necessidade da união dos poderes, o que pra ele facilitará a busca por uma alternativa:
- A falta de energia é um problema gravíssimo e é uma coisa que o Executivo e o Legislativo devem se unir para marcar uma reunião com o representante estadual da Equatorial. Acredito que é lá em Belém que teremos as respostas para resolver esse assunto.
Já o vereador Miguel da Saúde sinalizou que a Justiça é o caminho para uma solução definitiva:
- Todos nós concordamos que a Equatorial é a pior empresa de Canaã dos Carajás. Só que a única forma de resolver essa situação é judicializando essa discussão. Não adianta mais conversar, fazer reunião aqui ou em Belém. O que temos que fazer é levar para a Justiça. Já chega de conversa mole, não queremos mais saber desse tipo de conversa aqui nessa casa.
SAÚDE Hospital Municipal Daniel Gonçalves recebe oficialmente título de Hospital Amigo da Criança
EDUCAÇÃO Inauguração do NEI Luíza Pereira Lima será neste sábado (27)
CANAÃ CIDADE JUNINA Grandes nomes do humor nordestino marcam a 5ª edição do Canaã Cidade Junina
GRANDE INAUGURAÇÃO! Canaã dos Carajás reinaugura Feira do Produtor e Mercado Municipal neste sábado
CULTURA Canaã Cidade Junina terá concursos nacionais de quadrilhas e grandes shows gratuitos
ECONOMIA Canaã Cidade Junina movimenta economia local e transforma vidas através da geração de renda Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas