Terça, 14 de Janeiro de 2025 09:21
94984000977
Geral CURSO TÉCNICO

Em solenidade na capital, Estado qualifica novos técnicos em saúde bucal

Formação ofertada pela Sectet abrirá novas perspectivas no mercado de trabalho para os 37 formandos paraenses

12/08/2023 11h55
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Ascom/Sectet
Crédito: Ascom/Sectet

O sentimento de gratidão e dever cumprido tomou conta dos 37 formandos da turma de Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Usina da Paz Icuí-Guajará, que recebeu a outorga de grau na noite da última sexta-feira (11) no teatro da Usina, em Ananindeua, na Grande Belém. O curso foi ofertado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para o orador da turma, Matheus Coutinho, de 21 anos, que terminou o ensino médio no município de Curralinho, no arquipélago do Marajó, e veio à capital paraense sem perspectivas em relação ao futuro, a formação abriu muitas portas para ele e para os demais colegas de classe. O jovem, que agora também é graduando de administração, já pensa em fazer o curso superior de odontologia.

“Eu me encontrei no ramo da odontologia. Meu sentimento é de gratidão por tudo que aconteceu e vem acontecendo até hoje. Temos muitas histórias de superação dentro do curso de pessoas que não conseguiam ver um futuro e agora têm um propósito de vida”, revelou.

O diretor de Educação e Tecnologia da Sectet, Washington Berg, que presidiu a cerimônia, ressaltou que a Secretaria tem ofertado cursos técnicos por todo o estado, tentando atender as necessidades do mercado de trabalho, a exemplo do curso de TSB.

“Estes concluintes saem com um certificado e preparados para atender à procura do mercado de trabalho e com uma renda praticamente já garantida”, destacou. Berg também ressaltou que a Sectet já tem planejado a oferta de cursos voltados também aos setores que serão demandados pela vinda da COP 30 para Belém, como o de hotelaria.

O curso de Técnico em Saúde Bucal teve 18 meses de duração com aulas teórico-práticas, sendo as aulas teóricas realizadas na Usina da Paz Icuí-Guajará e as práticas, na UFPA. Esta é a segunda turma que se forma do curso ofertado pelo Governo do Pará. No próximo ano, também realizam a conclusão de curso as turmas das Usinas da Paz Terra Firme, Cabanagem e Nova União, além da que é realizada em no município de Mocajuba.

Além do diretor da Sectet, também estiveram presentes na mesa de abertura do evento a adjunta da Secretaria de Articulação e Cidadania (Seac), Alessandra de Souza; o representante do adjunto da Sectet, Felipe Falcão; o coordenador do curso, Erick Pedreira; o diretor na Usina da Paz Icuí-Guajará, João Gabriel; o representante da referência em Saúde Bucal, Paulo Edson Furtado; a representante da associação de TSB e ASB, Maria Conceição Moraes; e a diretora da escola Vilhena Alves, Vânia Carneiro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.