Os clássicos jogos de dominó, dama, baralho e pebolim animaram o Dia dos Pais de pacientes internados no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém,. No domingo (13), estações para cada jogo foram montadas na varanda do 9º andar da unidade, pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a fim de proporcionar momentos de divertimento e interação entre os usuários.
Hospital Regional Abelardo SantosA iniciativa foi aprovada por Jorge Alves da Costa, 62 anos, paciente renal, que está internado há 40 dias no HRAS fazendo hemodiálise. “Tem momentos que ficamos tristes aqui, com saudade da família e de estar com os amigos. Isso pra gente é uma terapia. Esquecemos dos problemas que estamos vivendo e da rotina do hospital. Essas ações são tudo de bom”.
Para Márcio Braga Cardoso, 43 anos, que também faz hemodiálise no HRAS há cerca de três meses, o momento foi bastante agradável. “Essa ação faz a gente interagir com as outras pessoas, e até ajuda na recuperação da nossa saúde. Estou muito feliz em poder brincar e conversar com os outros pacientes”, disse.
Acolhimento- A supervisora de Humanização, Suzane Gonzaga, contou que o evento foi sugerido pelos próprios pacientes. O Grupo organizou a programação, que contou com música e jogos. “Desta forma trazemos um pouco da rotina que eles teriam em suas casas, com seus familiares e amigos, tornando o ambiente mais leve, acolhedor e humanizado, principalmente em datas comemorativas, como o Dias dos Pais. Fizemos questão de homenageá-los”, informou.
“A hospitalização é um processo estressante, por limitar diversas ocupações das pessoas. É através do brincar que a pessoa estimula as habilidades cognitivas, motoras e sensoriais. Nosso objetivo é atender nossos usuários em sua integridade com humanização e respeito, desmistificando que o hospital é um local apenas de dor. Aqui, mesmo em tratamento, eles podem ter uma boa experiência, como uma atividade diferenciada no Dia dos Pais”, ressaltou a diretora Assistencial Renata Oliveira.
Serviço: Gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), o Hospital Regional Abelardo Santos tem 340 leitos, entre clínicos, cirúrgicos, de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), com perfil de atendimento Neonatal, Pediátrico e Adulto.
O HRAS é referência nas especialidades vascular, ginecologia, nefrologia, neurocirurgia, cirurgia torácica, mastologia, clínica médica, cirurgia geral e cirurgia pediátrica, além de obstetrícia e pediatria.
Texto: Ascom/HRAS
Mín. 22° Máx. 26°
Mín. 19° Máx. 22°
ChuvaMín. 19° Máx. 24°
Tempo nublado