Segunda, 13 de Janeiro de 2025 06:29
94984000977
Geral SAÚDE PÚBLICA

Novo Hospital Regional do Leste, em Paragominas, terá 158 leitos

A obra, autorizada pelo governador Helder Barbalho, vai atender à população de nove municípios das regiões Sudeste e Nordeste

18/08/2023 00h55
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará

Para garantir atendimento em saúde de qualidade à população de nove municípios do Sudeste do Pará, o governador Helder Barbalho assinou nesta quinta-feira (17) a Ordem de Serviço autoriza o início das obras do novo Hospital Regional Público do Leste, no município de Paragominas. O projeto será desenvolvido em parceria pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O investimento será de R$ 216.647.336,34.

A nova estrutura contará com serviço de hemodiálise, centro obstétrico, clínica médica, clínica cirúrgica, leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) adulto, pediátrico e neonatal, laboratório de análises clínicas e outros serviços essenciais.

Além da população de Paragominas, serão beneficiados moradores dos municípios de Dom Eliseu, Ulianópolis, Ipixuna do Pará, Aurora do Pará, Mãe do Rio, Irituia, São Miguel do Guamá e Santa Maria do Pará.

“Hoje nós demos um passo decisivo para uma das obras mais importantes desta região, que é o novo Hospital Regional do Leste, para atender à região da Belém-Brasília (BR-010) e o nordeste do nosso Estado. Quando este hospital estiver entregue reforçará a estratégia em saúde, para que nós possamos aproximar os atendimentos, descentralizar a alta e média complexidade do Estado e, junto a esse novo hospital, nós reforçamos o cuidado com a vida das pessoas”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

Visão de futuro- O novo hospital vai funcionar na área onde ficava o Hotel Regente, no Bairro Promissão I. Além do prédio, também foi adquirido o terreno no qual está a estrutura física, possibilitando a ampliação da unidade e consequente aumento do número de leitos, em caso de necessidade no futuro.

Para o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral, a assinatura da Ordem de Serviço é a entrega do compromisso firmado pelo Estado com o município. “Essa é uma obra que deverá durar dois anos, um investimento do governo do Estado de cerca de R$ 217 milhões, que nós estamos investindo para atender à necessidade da população local e dos municípios ao redor. É uma obra que vai ter 158 leitos, com a possibilidade de se estender até 343 no futuro. Serão dois prédios, um sendo totalmente reformado, onde hoje existe o hotel, e outro que nós vamos construir além de deixar o terceiro bloco com a parte térrea toda pronta para receber a sua superestrutura. É um momento de gratidão, resgatando a nossa responsabilidade, que assumimos em maio, e que hoje estamos entregando através dessas ordens de serviço para a população”, informou o titular da Seop.

A obra visa contribuir para a descentralização do atendimento de saúde no Estado. O novo hospital, com capacidade para 158 leitos, vai transformar o atual Hospital Regional, em Paragominas, com 70 leitos, em uma unidade para reforçar a rede municipal.

Segundo o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, a nova unidade será fundamental para a prestação de saúde na região. “Trabalhamos para que, cada vez menos, a população precise fazer grandes deslocamentos para receber saúde de qualidade. O novo Hospital Regional em Paragominas é mais um grande avanço nessa missão”, disse o secretário.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.