Segunda, 13 de Janeiro de 2025 06:27
94984000977
Geral RESULTADO POSITIVO

No primeiro semestre de 2023 cai a criminalidade em bairros atendidos pelas Usinas da Paz

Houve queda, em média, de 60,4% nos crimes de roubo e de 39,13% nos crimes violentos letais e intencionais

19/08/2023 12h45
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará

O "Territórios pela Paz" (TerPaz), programa do Governo do Pará, vem colhendo resultados positivos no combate à criminalidade. A iniciativa tem o objetivo de promover políticas públicas, por meio de ações integradas dos órgãos governamentais, para coibir crimes e potencializar ações sociais em sete bairros considerados de maior vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Belém, e nos municípios onde as Usinas da Paz estão em funcionamento. UsiPaz Guamá: dados mostram o papel das Usinas na redução de crimes

De acordo com os dados divulgados na tarde de quinta-feira (17), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), os bairros assistidos pelo Programa reduziram, em média, 60,4% os crimes de roubo, e 39,13% os crimes violentos letais e intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal. Os números são referentes ao primeiro semestre do 2023, comparados ao mesmo período do ano passado.

“Reforçando a assertiva da política pública dos Territórios pela Paz, nós, mais uma vez, confirmamos o fato de que nos bairros da Região Metropolitana de Belém (RMB), bem como em outros municípios do Pará onde possuímos as Usinas da Paz, a redução em todos os crimes é impactante, em especial no que se refere aos crimes de roubo, com redução significativa, após a implantação do projeto, por meio de ações de choque operacional executadas pelos órgãos de segurança de forma integrada. Os números nos trazem a certeza de que o projeto é um sucesso, e já está sendo implantado em todo o Estado, para que possamos disseminar para toda a população paraense, transformando a vida e a realidade social das pessoas”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. Ações de segurança pública são essenciais à eficiência do combate à criminalidade

Choque operacional- Um dos planos de ações para a implantação das Usinas da Paz nos bairros se concentrou no combate e controle da criminalidade primeiramente em sete bairros da Região Metropolitana de Belém que apresentavam, na ocasião, elevados índices de criminalidade, de acordo com o levantamento realizado pelas áreas de Inteligência e Análise Criminal. Posteriormente, essa estratégia se estendeu aos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, que dispõem de UsiPaz.

Os bairros mapeados para o desenvolvimento das ações na Região Metropolitana foram: Cabanagem, Terra Firme, Jurunas, Guamá, Bengui e Condor, em Belém; Icuí-Guajará, em Ananindeua, e Nova União, em Marituba.

O TerPaz iniciou com ações de segurança pública coordenadas pela Segup, em conjunto com os demais órgãos de segurança pública do Estado, reforçando o efetivo nas áreas que apresentavam mancha criminal alta. Por meio de ações e do choque operacional realizados pela área de Segurança Pública foi possível reduzir a criminalidade, estabilizando os índices e abrindo caminho para as atividades sociais até a chegada das Usinas da Paz, cujo trabalho é voltado à prevenção e ao serviço social em comunidades dos bairros onde estão instaladas.

Números- Somente no primeiro semestre de 2023, os bairros e localidades assistidos pelo TerPaz obtiveram reduções significativas. Em relação aos crimes de roubo, foram registradas quedas nos bairros do Bengui (36,8%), Jurunas/Condor (32,5%), Cabanagem (29,5%), Guamá (27,4%), Terra Firme (19,6%), Icuí-Guajará (14,5%), e no bairro Centro, em Marituba (33,3%). Em Parauapebas, a redução foi de 49,7% e em Canaã dos Carajás, 18,6%.

Já em relação aos crimes violentos letais e intencionais, a redução foi de 75% no bairro Centro, em Marituba, e na área Jurunas/Condor, em Belém, foi de 66,7%. No município de Parauapebas, a queda foi de 25,9% e em Canaã dos Carajás, 38,5%. Os dados são referentes ao período de janeiro a agosto, e comparados aos anos de 2022 e 2023.

Prestação de serviços- Os resultados do "Territórios pela Paz" são expressivos na área da Segurança Pública, e também com as ações de cidadania e prestação de serviços sociais nas Usinas da Paz. De acordo com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o Programa, desde 2019, as Usinas da Paz em funcionamento já realizaram mais de 1,7 milhão de beneficiamentos.

Uma das contempladas pelo Programa, a cozinheira Rosiana da Silva, 43 anos, frequenta a UsiPaz de Ananindeua, onde já fez vários cursos desde a implantação do complexo. “Eu só tenho a agradecer por esse projeto que veio para o bairro. Nós não temos condições de pagar um curso para nossos filhos, até pra nós mesmos. Já fiz curso de Inglês e de Costura. Minha filha faz curso de Computação, aulas do pré-Enem e redação. A outra filha faz balé e dança contemporânea, curso de Jovem Liderança. Está sendo muito bom tudo isso aqui”, disse Rosiana.

O titular da Seac, Igor Normando, reafirmou o compromisso das Usinas da Paz e do Programa TerPaz na transformação social e redução da violência nos locais onde operam. “A abordagem integrada, que envolve serviços essenciais e promove a participação ativa da comunidade, se mostra como um caminho promissor para criar ambientes mais seguros e oportunidades para todos. A oferta de atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica e emissão de documentos não apenas resolvem problemas imediatos, mas também promovem uma sensação de segurança e pertencimento entre os cidadãos. A presença de serviços de capacitação técnica e profissional amplia as perspectivas de empregabilidade e impulsiona o desenvolvimento econômico local", destacou o secretário.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.