Segunda, 13 de Janeiro de 2025 04:50
94984000977
Geral PROGRAMA DE INCLUSÃO

Governo autoriza construção da Usina da Paz em São Miguel do Guamá

A parceria entre Estado, prefeitura e a mineradora Vale vai levar o complexo de cidadania e segurança à população do município, com dezenas de serviços gratuitos

19/08/2023 20h11
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará

A Ordem de Serviço que garante o início das obras da Usina da Paz no municípío de São Miguel do Guamá foi assinada na tarde deste sábado (19), durante agenda do governador Helder Barbalho no município do nordeste paraense. O ato também contou com as presenças do prefeito Eduardo Pio X, do secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, e de outras autoridades federais, estaduais e municipais. Terreno onde será erguida mais uma UsiPaz no interior do Pará

“Hoje é um dia muito especial porque estamos iniciando aquilo que eu acredito ser o maior programa de inclusão, de cidadania e transformação social do Brasil, que são as Usinas da Paz. E que chegam para esse município a partir desta obra. Aqui serão ofertados diversos serviços gratuitos, desde emissão de documentos, cursos profissionalizantes, atendimento médico a esportes. Tudo isso em um só local, para o povo de São Miguel do Guamá poder ver a realidade dessa comunidade, desse bairro, dessa cidade melhorar cada vez mais”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

Reconhecidas nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, as Usinas da Paz desempenham um papel fundamental no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), que direciona seus esforços para áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico. Helder Barbalho ressaltou que a UsiPaz vai oferecer à população de São Miguel do Guamá a oportunidade de ver a realidade melhorar cada vez mais

Comodidade- O porteiro José Quintino, 64 anos, mora há 45 anos em São Miguel. Ele disse que ficou entusiasmado com a chegada desse equipamento público. “A gente precisava muito. Às vezes, a gente precisava sair daqui para outra cidade para ter alguns serviços básicos. Mas agora vamos poder fazer aqui perto, graças à Usina da Paz”, contou.

Naira Adriane, 32 anos, que trabalha em lanchonete e mora em um bairro próximo à futura UsiPaz, disse que “São Miguel do Guamá é privilegiada. Nós, moradores, vamos poder usufruir desses serviços. Eu, inclusive, quero fazer os cursos de Gastronomia, e me capacitar. Tenho três filhos e vou colocar eles nos esportes”.

A nova Usina da Paz será construída em um terreno localizado na Rua Edival Reis, s/n, mo bairro Padre Alberto Maria. A parceria é do Governo do Pará com a Prefeitura de São Miguel do Guamá, que doou o terreno para a obra, com aporte financeiro da mineradora Vale, a partir de termo de cooperação que garante royalties da exploração do minério paraense na execução do complexo. O local escolhido reforça a presença do Estado em comunidades vulneráveis, impulsionando oportunidades de um futuro mais seguro e inclusivo na Região de Integração Guamá.

Impacto social- Cada Usina da Paz oferece mais de 70 serviços para a comunidade em áreas essenciais, como saúde, educação, assistência social, cultura e esporte e lazer. Os serviços resultam da união de esforços de secretarias estaduais, parceiros governamentais e outros setores.

“É um momento de muita alegria, porque São Miguel do Guamá é um município-polo da região, e agora vai ter esse aparelho extraordinário de cidadania, que é a Usina da Paz. São mais de 30 secretarias envolvidas no projeto. A população tem acesso a vários serviços gratuitos. Sem dúvida alguma, um ganho enorme para toda a comunidade guamaense”, destacou Igor Normando, titular da Seac, órgão responsável por coordenar as Usinas.
O impacto dessas iniciativas vem transformando vidas e concretizando sonhos. Desde a inauguração da primeira Usina da Paz, na Região Metropolitana de Belém, em 2021, mais de 1,7 milhão de atendimentos e benefícios foram oferecidos à população.

Meta- Até o momento, o Pará conta com nove Usinas da Paz em funcionamento, das quais cinco estão situadas na Região Metropolitana de Belém e duas no Sudeste do Estado. A meta do governo é entregar 40 novos complexos multifuncionais até 2025, com o objetivo de estender ainda mais os impactos positivos dessa iniciativa de fortalecimento da cidadania e segurança pública.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.