Segunda, 13 de Janeiro de 2025 02:33
94984000977
Geral PAUTA REGIONAL

Semas defende autonomia dos estados amazônicos na elaboração de políticas públicas

Mauro O’de Almeida, titular da Semas, participou da reunião dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, em Florianópolis

23/08/2023 21h00
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O’de Almeida, destacou a necessidade da manutenção da autonomia dos estados da Amazônia alcançada nos últimos anos, como participantes de relações institucionais, dentro e fora do Brasil, em defesa dos interesses da região. A posição foi defendida durante a reunião dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, nesta quarta-feira (23), em Florianópolis (SC).

Mauro O’de Almeida defendeu a posição do Governo do Pará na reunião com os gestores ambientaisO secretário de Meio Ambiente do Pará destacou a importância da posição mais autônoma e descentralizada em relação ao governo federal. “Não existe movimento em prol da Amazônia sem os estados da Amazônia. É cada vez mais necessário que se faça um movimento de manter as nossas conquistas, para que tenhamos outras vitórias. O que eu defendo é que os estados não podem perder o status que alcançaram nos últimos quatro anos. Precisamos manter a interlocução com organismos internacionais, com instituições públicas ou privadas internacionais e nacionais”, explicou.

Mauro O’de Almeida destacou ainda a importância de que não haja centralização técnica das ações relacionadas à Amazônia, e defendeu que o Consórcio de Governadores da Amazônia seja usado em prol da coletividade, facilitando a implementação de políticas públicas, com a identificação de interesses em comum.

Criada em 2019, a Câmara Temática de Meio Ambiente, da qual fazem parte os secretários da Amazônia Legal, é um espaço para que os gestores das pastas ambientais da região debatam pautas coletivas e articulem uma atuação em conjunto contra os desafios ambientais da maior floresta tropical úmida do mundo.

Rede internacional- O coletivo faz parte do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, e é apoiado pela Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas – tradução para a sigla GCF Task Force –, que faz parte de uma rede internacional voltada à ampliação de diálogos sobre florestas e clima, com a participação de governadores de 38 estados, localizados em 10 países.

Além do secretário do Pará, o encontro desta quarta-feira contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente do Acre, Julie Messias; do Amazonas, Eduardo Taveira; do Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, e do Tocantins, Marcello Lelis, além do secretário Executivo do GCF, Carlos Aragon, e do secretário Executivo do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Marcello Brito.

Entre os temas discutidos destacam-se as oportunidades e os desafios mapeados a partir dos eventos “Diálogos Amazônicos” e “Cúpula da Amazônia”, realizados no início de agosto em Belém, além da posição dos estados diante do Projeto de Lei que institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases do Efeito Estufa, apresentado em âmbito federal, que desconsiderou o avançado processo de institucionalização do Sistema Jurisdicional de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (Redd+), como no Pará.

Também foi discutida a representação da Amazônia na Conferência das Partes (COP 28), que será realizada nos Emirados Árabes, no final deste ano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.