Duas unidades penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) - a Cadeia Pública de Jovens e Adultos (CPJA) e a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) - localizadas no Complexo Penitenciário de Santa Izabel Pará, receberam a visita do cônsul geral da Colômbia no Brasil, Eduardo Garcia Rojas, que foi acompanhado pelo diretor de Administração Penitenciária da Seap, Cel. PM Odenir Margalho de Souza.
A missão consular realizada na última terça-feira (22) teve como propósito visitar as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) com nacionalidade colombiana que estão custodiadas no CPASI e no CPJA a fim de verificar as condições gerais de saúde e suas situações jurídicas. Além disso, foram abordados os detalhes das penas impostas pela Justiça brasileira, progressão e a remissão das penas por meio de atividades de trabalho e estudo, e o modelo de gestão penitenciária do estado do Pará, buscando a humanização no cumprimento da pena, com foco voltado à reinserção social dos custodiados.
"Volto a Manaus (Sede do consulado) com a imagem positiva do sistema prisional do Governo do Pará. Tenho certeza que nossa visita resultará positivamente na melhoria do estado de nossos compatriotas que estão privados de liberdade e agradeço a atenção e disposição de toda a equipe da Seap que tornou frutífera a minha visita a Belém", disse Eduardo Garcia Rojas, ao final do encontro com os apenados.
O titular da Seap, coronel PM Margalho, ressaltou a importância da visita de uma alta autoridade diplomática estrangeira para o conhecimento sobre o modelo de gestão penitenciária paraense, que visa além da custódia, a reinserção social do das pessoas privadas de liberdade do estado do Pará.
Texto:Yasmin Almeida/ NCS Seap
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 26°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva