O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, sudoeste do Pará, encerrou o mês de agosto com palestras e orientações aos pacientes e acompanhantes da hemodiálise sobre a campanha Agosto Lilás. O objetivo da ação, além de chamar atenção para o tema, é sensibilizar e educar pacientes e colaboradores sobre a importância da prevenção e combate à violência contra a mulher.
A ação foi realizada pela equipe multiprofissional e contou com apoio do setor de Humanização do hospital, que é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa).
Para Kátia Santos, psicóloga com atuação na hemodiálise do HRPT, muitas vezes os pacientes passam por desafios emocionais e sociais, o que torna a ação ainda mais importante.
“Nossa responsabilidade vai além da assistência ofertada. Sabemos o quanto esse assunto precisa ser passado adiante. Desta forma, conseguimos orientar as mulheres e ajudá-las a tomar decisões sobre sua segurança e bem-estar”, afirma.
Juliana Costa, usuária que estava na unidade para realizar exames laboratoriais, diz que a ação foi uma oportunidade para expandir os conhecimentos e poder auxiliar outras mulheres a identificar e combater a violência.
“A palestra me fez refletir sobre a importância de conhecer meus direitos e de estar ciente das diferentes formas de violência. Assim, consigo não apenas me proteger, mas também apoiar outras mulheres ao meu redor”, disse.
O Hospital Regional Público da Transamazônica atende mais de 20 especialidades, sendo referência para mais de 500 mil pessoas nos nove municípios da região do Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
Texto: Karine Sued/Ascom HRPT
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 26°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva