Sábado, 18 de Maio de 2024 02:18
94984000977
Tecnologia TECNOLOGIA

Internet da Starlink está mudando a vida no Marajó

A banda larga tem sido usada nos rios, na floresta e zonas rurais, onde os grandes provedores não conseguem atender com eficiência, impulsionando negócios, serviço público e uso residencial.

25/09/2023 19h48 Atualizada há 8 meses
Por: Redação Fonte: Enize Vidigal
Internet da Starlink está mudando a vida no Marajó

A empresa Starlink, que possui o sistema de internet banda larga mais avançado do mundo com garantia de cobertura com qualidade em localidades remotas, vem melhorando a vida na ilha do Marajó. O Delta do Amazonas é um território de mais de 40 mil Km com uma população de mais de 500 mil habitantes que sempre enfrentou problemas de conexão de internet. A Starlink pertence à americana SpaceX, do bilionário Elon Musk. A empresa garante também a cobertura em movimento, inclusive em embarcações, superando a limitação que havia nos rios amazônicos. Pois utiliza satélites na órbita terrestre para gerar internet de altas velocidade e potência, baixa latência e alcance global sem depender de bases terrestres.

A Starlink chegou ao Marajó no início do ano. Em fevereiro, a SpaceX, que também é fabricante de foguetes e espaçonaves, lançou o primeiro grupo de quase 4 mil satélites de tamanho compacto para a órbita da terra, com o foguete Falcon 9. A previsão da empresa era realizar o segundo lançamento de satélites no sábado, 2, novamente no Falcon 9, através da sua Agência de Desenvolvimento Espacial, com saída do Complexo de Lançamento Espacial 4E, em Vandenberg Base da Força Espacial, na Califórnia, Estados Unidos. Os veículos espaciais lançados durante essa missão irão funcionar como uma nova rede em camadas de satélites em órbita baixa da Terra para apoiar a comunicação militar global, com capacidade de alerta, indicação e rastreamento de mísseis, segundo informa a Starlink.

Morador do município de Portel, no Marajó, o servidor público municipal Léo Coelho conta que a Starlink está estimulando a economia local. “Como no Marajó ainda funciona a internet via rádio, a Starlink revolucionou esse serviço por aqui”, conta. Segundo ele, vários negócios estão usando a nova internet, como postos de gasolina, supermercados, lojas de confecção e outros, possibilitando a agilidade no pagamento via Pix. “Era uma dificuldade fazer transação via Pix” no Marajó, recorda.

À esquerda, equipamento da Starlink em fazenda de Cachoeira do Arari. (Arquivo pessoal)
À esquerda, equipamento da Starlink em fazenda de Cachoeira do Arari. (Arquivo pessoal)

 

“Até a prefeitura (de Portel) adotou (o serviço da Starlink). Eu trabalho com emissão de documentos e a gente está usando o serviço da Starlink que melhorou bastante o atendimento das pessoas na emissão de cartão SUS, carteira de identidade, CTPS digital e quando a conexão tava ruim, muitas vezes, nem conseguia fazer o atendimento. Agora o atendimento pode ser feito com mais rapidez”, acrescenta.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.