A 41ª edição do Festival do Abacaxi, realizada no município de Barcarena, na Região de Integração Tocantins, conta com a atuação de mais de 240 agentes de segurança, reforçando as ações desenvolvidas, de forma integrada, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e demais órgãos de segurança estaduais e de segurança e trânsito municipais. O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel está novamente instalado à frente do Eco Parque Cafezal, onde ocorre o evento.
A programação do Festival iniciada nesta sexta-feira (29), com expectativa de público de mais de 60 mil pessoas no final de semana. As ações de segurança serão encerradas na próxima segunda-feira (2).
Monitoramento- Do Centro Integrado, as equipes de segurança monitoram tudo 24 h, por mais de 35 câmeras instaladas na arena do evento. Os agentes atuam ainda no atendimento ao público, com registro de ocorrências, deferimento de mediadas protetivas e registro de roubo ou furto de veículo no sistema do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
“As equipes de segurança estão mais uma vez reunidas, neste que é um dos festivais mais tradicionais da cidade de Barcarena. O nosso Centro de Comando e Controle Móvel já está instalado, com as forças de segurança pública atuando de maneira integrada para garantir a segurança e a ordem pública para todos que participam da programação”, informou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Atividades– Durante o evento serão realizadas ações de prevenção e ostensividade, a fim de evitar delitos e ações criminosas, com rondas permanentes e monitoramento das câmeras da Segup instaladas na cidade. As ações serão intensificadas às proximidades do evento e no entorno, além de garantir a ordem pública.
O Festival, que prevê a presença de mais de 20 mil pessoas por dia, contará com shows nacionais. A cada dia do evento serão mobilizados 80 agentes de segurança, para as ações que serão executadas pelo 14ª Batalhão de Polícia Militar que atende a região de Barcarena.
“O Centro Móvel presente no evento vai realizar o monitoramento de forma mais efetiva na região. Com isso, teremos maior celeridade no tempo de resposta das ações, o que vai garantir maior segurança e agilidade no trabalho da tropa que faz o policiamento e as rondas na localidade e proximidades do evento”, informou o secretário adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira.
Hercilia Costa: mais segurança e tranquilidadeParticipando pela primeira vez do Festival do Abacaxi, a agrônoma Hercilia Costa ressaltou a importância do aparato de segurança no evento mais tradicional de Barcarena. “Essa é a primeira vez que participo do evento, e acho muito importante a valorização da nossa cultura. Ter um espaço cultural para os habitantes aqui de Barcarena, e com todo esse evento a presença das forças de segurança, é fundamental para que possamos aproveitar essa oportunidade, curtir os shows e as programações com mais segurança e tranquilidade”, disse Hercilia Costa, moradora da sede municipal.
Participam da ação agentes das polícias Civil, Militar, Penal e Científica; Corpo de Bombeiros Militar e Detran, com apoio das forças de segurança do município.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 26°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva