A gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, comemora com a população paraense, nesta terça-feira (03), os 12 anos de fundação da unidade hospitalar que vem recebendo, desde 2019, uma série de investimentos que garantiram maior infraestrutura, desenvolvimento de projetos em saúde, e mais qualidade no atendimento de pacientes que procuram pelos seus serviços na rede pública.
A unidade é referência estadual na realização de procedimentos gastrointestinais e no tratamento de doenças como obesidade, diabetes, com destaque para as cirurgias bariátricas e otorrinolaringológicas, e ainda no atendimento a usuários transgêneros.
A costureira Maria Raimunda destaca a qualidade da assistência que recebe no Hospital Jean Bitar“Tem cerca de seis meses que estou fazendo meu tratamento aqui, onde também fiz todas as minhas consultas, os exames necessários, e agora estou nos meus exames pré-operatórios. Eu acho muito bom o atendimento. É um hospital organizado, funcionários educados”, ressaltou costureira Maria Raimunda, 54 anos, moradora de Tailândia que foi encaminhada, via Sistema Estadual de Regulação (SER), para fazer um tratamento na tireóide.
Investimentos -Somente este ano, o Governo do Pará já realizou diversas melhorias na estrutura física da unidade hospitalar, que recebeu uma nova fachada, além de equipamentos de suporte médico-hospitalar e mobiliários, beneficiando os usuários assistidos, inclusive, aqueles em tratamento da obesidade que se encontram no processo pré-operatório de cirurgia bariátrica.
“Parabenizamos essa equipe que, dia após dia, trabalha para entregar o melhor atendimento nessa unidade. Quem ganha é o usuário, que tem seu tratamento mais humanizado, em uma unidade comprometida com a saúde pública e com a entrega de bons resultados. Desejo que o Jean Bitar siga em crescimento e sempre trabalhando para que a população tenha acesso aos melhores serviços”, disse o secretário de Saúde do Estado (Sespa), Rômulo Rodovalho.
Programa de referência -Lançado em 10 de setembro de 2020 pelo Governo do Pará, o Programa "Obesidade Zero" chegou ao terceiro ano de atividades com 1.130 cirurgias feitas, resultado do trabalho que garante o acesso gratuito à cirurgia bariátrica, pela técnica de vídeo, aos pacientes diagnosticados com a necessidade dessa intervenção.
O público-alvo do programa são pacientes obesos, com ou sem outros problemas de saúde, que precisam de avaliação médica para saber se há indicação para realizar o procedimento. As cirurgias são realizadas pela equipe multiprofissional no Jean Bitar.
Gestão de excelência -Recentemente, a unidade manteve a renovação do certificado de Acreditação da Organização Nacional de Saúde (ONA), nível 2, ou seja, a Acreditação Plena, um dos mais importantes indicadores de qualidade e segurança do setor da saúde no país.
De janeiro a agosto deste ano, o hospital registrou 11.815 atendimentos ambulatoriais médicos e não médicos, 2.185 internações, 2.598 cirurgias, 273.457 exames gerais e 8.680 sessões multiprofissionais. De acordo com dados de um levantamento interno, no mês de agosto, o nível de satisfação dos usuários foi superior a 94%.
Outro ponto forte de atuação é voltado às ações sustentáveis para incentivar a consciência ambiental entre seus profissionais, usuários e acompanhantes, que conta com a Comissão de Sustentabilidade da unidade cujo papel é efetivar um conjunto de atividades operacionais e econômicas que fortalecem a consciência ecológica e social em respeito à vida.
Diretor executivo da unidade, Giovani Merenda comemora as mudanças que garantiram a modernização da estrutura e tratamento humanizado e de qualidade aos usuários“Nós nos orgulhamos muito em fazer parte dessa história de sucesso e, principalmente, de excelentes resultados de nossos trabalhos em prol da população paraense. Parabéns a todos”, ressaltou o diretor executivo do HJB, o administrador hospitalar Giovani Merenda, ao estender seus agradecimentos ao apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Serviço:O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica, para doenças metabólicas e gastrointestinais. O HJB fica localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.
Texto:Vera Rojas
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 26°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva