A programação da Usina da Paz Cabanagem, em Belém, foi marcada nesta quarta-feira (04) por palestras e oficinas na área de ciência e tecnologia, enfatizando a segurança do trabalho e prevenção de acidentes domésticos. A I Semana de Ciência e Tecnologia é uma parceria entre a UsiPaz Cabanagem e o Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), com o objetivo de reunir as instituições que trabalham com ciência e tecnologia, levando à comunidade questões sustentáveis e oficinas com a introdução Python de programação (sistema usado para desenvolver programas com inteligência artificial).
“A ideia é levar para a população essa questão ecológica e sustentável. É importante que cada um dê essa contribuição. Nós, enquanto instituição de ensino, devemos mostrar todos os caminhos e procedimentos científicos, e a população segue replicando os processos: o uso regular da água, da energia elétrica e prevenção de acidentes”, ressaltou o professor Denis Costa, coordenador do Curso de Ciência e Tecnologia do IFPA - Campus Ananindeua e idealizador do evento. O evento integra a comunidade ao debate de temas atuais, como internet e robótica
Para o professor Rodrigo Pereira, hoje a ciência e tecnologia estão ligadas a várias profissões. “Essa é uma oportunidade de os alunos, tanto de segurança do trabalho como de outras áreas, conhecerem um pouco desse trabalho com a ciência e tecnologia, e ter novas informações. O importante é que não tem como a gente ter a área de segurança hoje sem estar ligada à ciência e tecnologia, internet, robótica e vários pilares da tecnologia. É um evento multidisciplinar, para que a gente consiga mostrar aos participantes que a ciência e tecnologia permeiam várias outras profissões, e nós, da segurança do trabalho, estamos buscando utilizar isso a nosso favor”, disse Rodrigo Pereira, professor do Curso de Segurança do Trabalho no IFPA/Ananindeua.
Mercado competitivo- Para o aluno Wesley Sousa, é muito importante estar conectado às novas tecnologias. “Hoje estamos voltados a um mundo inteiramente digital e tecnológico, onde sempre temos que estar nos reinventando e nos atualizando. O mercado de trabalho em si é muito competitivo. Temos que estar agregando ao nosso currículo mais esse conhecimento junto com a tecnologia e a ciência”, afirmou Wesley Souza.
Para a aluna Taís Chagas, o evento é uma oportunidade para despertar em outros jovens o interesse pelos estudos. “É de extrema importância, por agregar a questão da saúde com o olhar mais científico, até pensando na questão ambiental. É muito importante não só para nós, estudantes, mas também para a comunidade, pois a comunidade começa a ter aquele despertar para estudar, também. Temos muitas oportunidades, e uma delas começa aqui, com acessibilidade e conhecimento de outras áreas e podendo agregar na profissão que já temos”, contou Taís Chagas, 39 anos, aluna do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do IFPA.
O evento prossegue até esta quinta-feira (5), a partir de 8 h, no Teatro da UsiPaz. Inscrições gratuitas no local.
Texto: Matheus Maciel - Ascom/Seac
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 26°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva