Sábado, 11 de Janeiro de 2025 02:03
94984000977
Geral ESTÍMULO

Jean Bitar incentiva crianças na realização de exames com entrega de "Certificado de Coragem"

Espaço de coleta também recebe decoração temática de super-heróis, proporcionando mais acolhimento como uma parte integral do cuidado pediátrico

17/10/2023 13h45
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Desde o início do ano, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, por meio do seu Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), implementou uma prática que visa oferecer apoio às crianças que precisam realizar exames laboratoriais regulares na unidade. Elas recebem o "Certificado de Coragem", emitido pelo hospital, que reconhece, de maneira humanizada, a adesão desses meninos e meninas aos tratamentos. A ação tem o objetivo de proporcionar tranquilidade e segurança às crianças pacientes que estão recebendo cuidados médicos.

Atividades lúdicas desempenham um papel essencial na promoção do bem-estar físico e emocional das crianças em tratamento de saúde, contribuindo para uma experiência mais acolhedora, positiva e menos traumática, como uma parte integral do cuidado pediátrico centrado na criança. Além disso, o espaço também é decorado com o tema de super-heróis, o que ajuda a minimizar o medo no momento de se submeter ao procedimento. Todo o processo conta com o apoio do Grupo de trabalho de Humanização (GTH) da unidade hospitalar.

Entre os pequenos pacientes beneficiados está Milena, filha da dona de casa Suelem de Almeida, 35 anos. “O mimo recebido e o carinho da equipe transformaram o dia da minha filha! Estou muito grata por toda equipe do hospital, nos sentimos acolhidas e seguras desde o momento em que chegamos”, declarou.

Outras crianças internadas também estão ganhando os brindes durante o mês que é dedicado especialmente a elas.

Serviços especializados –O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) oferece suporte nos tratamentos gastrointestinais, obesidade, diabetes, cirurgias otorrinolaringológicas e no atendimento a transgêneros, perfis assistenciais do HJB.

“Estamos percebendo que as crianças, quando sabem que ganharão um 'Certificado de Coragem' e um doce, e quando olham o cantinho onde é feita a coleta, decorado com o tema super-heróis, se comportam de outra maneira. Elas se sentem mais confiantes e tranquilas”, ressalta a enfermeira Mara Maia, coordenadora do SADT.

A profissional explica que o SADT foi responsável por realizar, de janeiro a setembro deste ano, um total de 214.402 exames laboratoriais e 16.474 exames de imagem, com qualidade e segurança aos usuários da unidade ambulatorial.

Serviço:O Hospital Jean Bitar, que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, é referência nos tratamentos gastrointestinais, obesidade, diabetes, cirurgias otorrinolaringológicas e no atendimento a transgêneros. A unidade hospitalar é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica localizada na rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto:Vera Rojas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.