Sexta, 10 de Janeiro de 2025 17:26
94984000977
Geral OUTUBRO ROSA

Hospital Regional do Marajó oferta mais de 150 exames de mamografia

As ações de prevenção e combate ao câncer de mama no HRPM contaram com o apoio da Coordenação Estadual de Atenção Oncológica, da Sespa

31/10/2023 23h45
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, sudoeste do arquipélago, encerrou nesta terça-feira (31) o cronograma de ações do “Outubro Rosa”, campanha do Ministério da Saúde (MS) que visa prevenir e combater o câncer de mama, e conscientizar a população sobre a doença. A unidade ofereceu às usuárias da faixa etária recomendada, entre 45 e 60 anos, mais de 150 mamografias.

Joseane Corrêa, supervisora do Centro de Hemodiálise do HRPM, informou que, aproveitando o mês de combate à doença, a unidade hospitalar facilitou o acesso das usuárias ao exame. “Foi entregue a marcação de mamografia para as usuárias do Serviço de Hemodiálise com o intuito de prevenir outras doenças, e às pessoas que realizam tratamento de saúde no Hospital Regional”, disse a supervisora. Usuárias que já conseguiram marcar os exames ao lado de funcionárias da unidade

Até dezembro- A campanha realizada no Hospital Regional do Marajó teve o apoio da Coordenação Estadual de Atenção Oncológica, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que este ano tem como tema: “Vem te cuidar”. Até o final de dezembro serão oferecidos serviços específicos para combater a doença. A campanha também incentiva a conscientização sobre a importância do diagnóstico do câncer de colo de útero, que na região Norte é o câncer que mais afeta as mulheres. No restante do Brasil, o câncer de mama é o mais prevalente.

De acordo com informações da Sespa, são estimados os registros de 1.020 novos casos de câncer de mama apenas neste ano na região. Esta doença está associada a fatores de risco, como obesidade, falta de atividade física, uso prolongado de contraceptivos e histórico familiar. Especialistas recomendam que, ao identificar alterações na textura da pele das mamas, feridas que não cicatrizam, secreções anormais ou mudanças na firmeza e espessura da pele, seja realizada uma consulta médica.

Maria Lacerda, 57 anos, foi uma das beneficiadas pelas mamografias oferecidos às usuárias do Centro de Hemodiálise. “Acho a iniciativa do HRPM muito importante. Nunca tive a oportunidade de realizar esse exame, e estou muito feliz. Agradeço ao Hospital Regional pela ação”, disse a aposentada.

Perfil- O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública. Oferece assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. A unidade fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.