A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), realizou nesta quarta-feira (1º), em Santarém, município do oeste paraense, mais uma etapa do Projeto Rota da Inclusão, que visa descentralizar e regionalizar as ações da Cepa, abrangendo todas as regiões do Estado.
A programação contou com o apoio da Secretaria de Governo do Tapajós e da Associação do Transtorno do Espectro Autista do Tapajós e do Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividades (Teas do Tapajós). A Sespa amplia as ações voltadas a pessoas com autismo
Por meio do projeto, a Cepa aponta e fortalece ações coletivas e integradas de atenção à saúde, educação e cidadania, que podem ser desenvolvidas em municípios que apresentem uma grande demanda de pessoas com autismo, conforme o Cadastro Único de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CADTEA).
O projeto também oferece formações e orientações sobre a rede de atendimento à pessoa com autismo, condutas, abordagens e outros temas de relevância, com o uso de materiais didáticos e outras tecnologias de capacitação, e entrega Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
A primeira parte da programação ocorreu no auditório do Ministério Público do Estado, com cerca de 300 participantes, entre pessoas com autismo, familiares e profissionais de saúde, educação e assistência social de Santarém e de outros municípios da região Oeste. Nayara Barbalho participou da programação e visitou as obras de mais um Natea
A coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, falou sobre Políticas Públicas para o Autismo e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) Baixo Amazonas, que está sendo construído em Santarém. A coordenadora visitou a obra no dia anterior.
Também houve palestra sobre “Sinais precoces para o autismo”, proferida pela terapeuta ocupacional Neyelle Lacerda, e foram entregues mais de 270 carteiras de identificação para usuários dos municípios de Santarém, Belterra, Itaituba e Oriximiná.
Adesão- Nayara Barbalho fez uma avaliação positiva da ação em Santarém. “Foi muito bom porque houve uma grande adesão do público de Santarém, tanto para as palestras, quanto para a entrega de mais 285 carteiras de identificação. Tivemos também a Feira do Empreendedorismo Inclusivo, apresentações culturais. Tudo trabalhando o modelo dos projetos implementados pelo governo do Estado aqui no município de Santarém”, ressaltou.
A segunda parte da programação, realizada na Praça São Sebastião, contou com a Feira do Empreendedorismo Inclusivo, que incluiu comercialização de confecções, sapatos, alimentos, plantas, artesanato e produtos educativos produzidos por pessoas com autismo e seus familiares, e ainda com Momento Cultural, que ofereceu apresentações culturais de pessoas com deficiência e recreação infantil.
O Projeto Rota da Inclusão já passou por municípios de várias regiões de Integração do Pará, como Altamira (RI Xingu); Santo Antônio do Tauá (RI Guamá); Marabá, Canaã dos Carajás e Parauapebas (RI Carajás), e Barcarena (RI Tocantins).
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 25°
Chuva